4 maiores prejuízos de rodar com pouca gasolina no carro
Andar com o tanque quase vazio é relativamente comum, mas pode ser bastante prejudicial para o veículo e para o condutor.
Seja pela falta de dinheiro, de tempo ou disposição para parar em um posto para abastecer, a verdade é que é bastante comum encontrar pessoas que circulam por aí com o tanque do carro quase vazio. No entanto, existem alguns prejuízos de rodar com pouca gasolina. Acompanhe este artigo e entenda por quê você deve evitar fazer isso.
Leia mais: Embraer inicia testes com carro voador em setembro
Prejuízos de rodar com pouca gasolina
Além da possibilidade mais óbvia, que é a de ficar a pé, o dono do veículo que tem o hábito de rodar com pouco combustível também pode ter que lidar com problemas mais sérios que vão desde defeitos mecânicos até pontos da carteira de habilitação.
1. Pane seca e multa
Se você tem o hábito de andar com pouco combustível e precisar realizar um trajeto mais longo do que o esperado e não encontrar um posto sequer durante o percurso, você pode sofrer com uma pane seca, ou seja, o carro pode parar de funcionar por falta de combustível. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê em seu artigo 180 que o motorista que for pego em vias públicas com o veículo sem combustíveis deve receber uma multa no valor de R$ 130, 16, além de levar quatro pontos na carteira de habilitação e ter o veículo removido.
2. Desgaste da bomba por sucção de ar
Um dos grandes problemas de rodar com o tanque vazio é que a bomba pode começar a fazer sucção de ar em vez do combustível. Quando isso acontece, ela causa cavitações. Em outras palavras, o ar entra na bomba e passa a forçar a parte mecânica mais do que deveria. Consequentemente, a vida útil da bomba fica comprometida.
3. Tanque e combustível sujos
Com a baixa quantidade de combustível é possível ocorrer a entrada das mais diversas sujidades na bomba e o tanque pode ficar com o fundo repleto de impurezas. Com isso, a sujeira pode ser levada para o motor e ocasionar problemas ainda maiores.
4. Problemas com os bicos injetores
O problema das impurezas no tanque de gasolina também pode prejudicar o sistema de bicos injetores. Nesses casos é comum acontecer de o carro engasgar ou apresentar falhas, sendo necessária até mesmo a realização de reparos na bomba.
Comentários estão fechados.