4 plantas que crescem rápido e são fáceis de cuidar
Essas são boas opções para quem não tem tanto tempo disponível, mas não abre mão de uma casa arborizada.
Cultivar plantas em casa é um hábito que traz inúmeros benefícios, tanto estéticos quanto medicinais.
Além de decorar ambientes, as plantas promovem uma atmosfera mais agradável, purificam o ar e, em alguns casos, podem ser usadas em preparações medicinais.
No entanto, muitas pessoas acabam deixando de lado as plantas naturais em casa, ou optam por plantas artificiais, por considerarem a manutenção um trabalho árduo.
Para essas pessoas, a solução ideal é escolher espécies que não demandam tantos cuidados e que cresçam rápido, sem a necessidade de atenção constante até que estejam plenamente desenvolvidas.
Abaixo, listamos quatro opções que se encaixam perfeitamente nesse perfil, sendo ideais para quem deseja ter um espaço verde em casa, mas não dispõe de muito tempo ou experiência para cuidar delas.
Conheça plantas fáceis de cuidar em casa – Imagem: reprodução
1. Jibóia
A jibóia (Epipremnum aureum) é uma das plantas mais populares para ambientes internos, graças à sua facilidade de cultivo e crescimento rápido.
Ela é um tipo de trepadeira e pode ser cultivada em vasos suspensos ou com suporte, formando belas cascatas de folhas verdes.
Adaptando-se bem a diferentes níveis de iluminação, a jibóia tolera desde ambientes bem-iluminados até locais com pouca luz.
Quanto à rega, é bastante resistente e precisa apenas de água quando o solo estiver seco ao toque.
Um dos principais benefícios de ter uma jibóia em casa é sua capacidade de purificar o ar, removendo toxinas como formaldeído e benzeno.
2. Filodendro ondulado
O filodendro ondulado (Philodendron selloum) é uma planta resistente que se destaca pelo visual exuberante com folhas grandes e onduladas.
Ele cresce rapidamente e exige poucos cuidados, sendo ideal para quem deseja uma planta de presença marcante, mas fácil de manter.
Tal planta imponente prefere locais com luz indireta e umidade moderada, mas também se adapta bem a condições menos favoráveis. A rega deve ser feita regularmente, mantendo o solo levemente úmido.
Além de sua beleza, o filodendro ondulado contribui para a purificação do ar, tornando o ambiente mais saudável. Ou seja, vale muito a pena ser cultivado!
3. Costela-de-adão
A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é conhecida por suas folhas grandes e recortadas, que conferem um visual tropical a qualquer ambiente.
A planta cresce rapidamente e é bastante resistente, demandando poucos cuidados para se desenvolver. Prefere locais com luz indireta e umidade média, e a rega deve ser feita quando o solo estiver seco.
A costela-de-adão é ideal para quem deseja um toque exótico na decoração, além de contribuir para a qualidade do ar interno, eliminando poluentes.
4. Guaimbê
O guaimbê (Philodendron bipinnatifidum) é uma espécie robusta e de fácil cultivo, que cresce rápido e possui folhas grandes e recortadas, semelhantes às da costela-de-adão.
Adaptável a diferentes condições de luz, o guaimbê prefere ambientes com luz indireta e boa umidade, mas é bastante tolerante a variações. A rega deve ser moderada, evitando encharcar o solo.
Além de ser uma excelente opção decorativa, o guaimbê é eficaz na purificação do ar e uma ótima escolha para quem busca uma planta de baixo manutenção, mas com grande impacto visual.
Comentários estão fechados.