4 soluções definitivas para remover adesivos sem dificuldade
Geralmente, resíduos e até pedaços dos adesivos permanecem quando eles são retirados de paredes, móveis de madeira e outras superfícies. Mas há como retirá-los facilmente.
Remover adesivos de superfícies como paredes, móveis de madeira e outras pode ser uma tarefa bastante incômoda. Essa remoção deixa resíduos de cola ou pedaços do próprio adesivo que parecem não sair de jeito nenhum, não importa o esforço empreendido.
Quando a superfície onde o adesivo foi colado é de vidro, mármore ou fórmica, a tarefa é mais simples. Afinal, esses materiais podem ser lavados e esfregados, facilitando a remoção dos resíduos. Mas e quando é alvenaria ou madeira? Aí a situação se complica.
Por isso, apresentamos quatro dicas úteis para remover adesivos corretamente, sem deixar qualquer tipo de resíduo na superfície. Cada dica é eficaz para pelo menos um tipo de superfície, e algumas são úteis para mais de um tipo.
Alguns adesivos parecem impossíveis de se remover completamente – Imagem: site Automotivo Shopping/Reprodução
1. Remova cola de adesivo com espátula de plástico
Usar uma espátula de plástico é uma técnica simples e eficaz para remover adesivos, especialmente de superfícies duras e lisas como vidro, metal e plástico. Para empregá-la, é bem simples:
-
Comece tentando descolar uma das bordas do adesivo com os dedos;
-
Em seguida, deslize cuidadosamente a espátula de plástico sob a borda levantada e continue movendo o utensílio para frente e para trás, enquanto aplica uma leve pressão para não danificar a superfície.
Essa técnica evita arranhões e é particularmente útil para adesivos que não se desfazem facilmente. No final, eventuais resíduos de cola do adesivo poderão ser retirados mais facilmente.
2. Use um secador de cabelo
O calor é uma excelente ferramenta para amolecer a cola dos adesivos, facilitando sua remoção. Usar um secador de cabelo é especialmente útil em superfícies sensíveis ao calor moderado, como madeira pintada, plástico e paredes de alvenaria, para isso:
-
Ligue o secador de cabelo na temperatura média e direcione o ar quente para o adesivo por cerca de 30 segundos a um minuto. Isso deve amolecer a cola;
-
Em seguida, tente descolar o adesivo começando por uma das bordas, usando uma espátula de plástico ou os dedos. Se necessário, continue aplicando calor enquanto puxa o adesivo.
3. Solução de detergente com água quente
Para superfícies mais delicadas como madeira envernizada ou pintada, uma solução de detergente com água quente pode ser muito eficaz, para tal:
-
Misture algumas gotas de detergente em um balde com água quente;
-
Depois, mergulhe um pano ou esponja na solução e aplique sobre o adesivo, deixando-o umedecido por alguns minutos. O calor e o detergente ajudarão a amolecer a cola;
-
Para finalizar o procedimento, use uma espátula de plástico para remover o adesivo, limpando os resíduos com o pano úmido.
4. Pano ou esponja com álcool
Por fim, para adesivos mais resistentes, um pano ou esponja com álcool pode ser a solução ideal. Essa técnica é adequada para superfícies como vidro, metal e azulejos:
-
Molhe um pano ou esponja com álcool e esfregue sobre o adesivo até que ele comece a soltar. O álcool ajuda a dissolver a cola, facilitando a remoção;
-
Depois de retirar o adesivo, limpe a superfície com um pano úmido para remover qualquer resíduo de álcool. Prontinho!
Comentários estão fechados.