40% da geração Z procura mais de um emprego por causa do custo de vida
O levantamento foi feito pela empresa Kantar e aponta que em 2022 essa estatística se agravou ainda mais.
Uma pesquisa concluída recentemente pela Kantar, uma empresa norte-americana especializada em estatísticas, apontou que cerca de 40% dos trabalhadores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) dos Estados Unidos estão buscando um segundo emprego para conseguir pagar as contas.
De acordo com o levantamento, a necessidade de procura se dá pelo aumento expressivo que o custo de vida vem ganhando nos EUA, com aumento de juros, inflação alta e outros indicadores econômicos que estão negativos.
Dentre as principais atividades para ganho de renda extra estão trabalhos como babá, motorista de aplicativo, entregador e prestador de serviços freelancer. Segundo o estudo, o valor adicional conseguido pelos jovens vai de US$ 200 a US$ 1100 por mês.
Dados semelhantes aos divulgados pela Kantar foram coletados pela Microsoft, que fez um levantamento onde 48% dos jovens trabalhadores da geração Z responderam que recentemente assumiram mais de um emprego para conseguir pagar as contas.
Essa mesma pesquisa da Microsoft aponta que 36% dos Millennials (geração Y) e 30% da geração X também precisam trabalhar em mais atividades para se manter.
O Bureau of Labor Statistics, órgão oficial do governo norte-americano que é especializado no levantamento de estatísticas, também confirmou a curva de alta acelerada para essa tendência.
Além disso, segundo o órgão, cresceu o número de jovens que procuram trabalhos flexíveis para conseguir conciliar mais de uma ocupação e aumentar a renda.
Todas pesquisas e levantamentos citados foram feitos ao longo de 2021 e 2022, anos em que a economia dos Estados Unidos começou o declínio observado agora, com a maior inflação em 40 anos. A inflação alta afeta diretamente os preços dos produtos, o que provoca uma diminuição no poder de compra das famílias estadunidenses.
Comentários estão fechados.