425 mil candidatos já se inscreveram para o Prouni; inscrições tiveram início nesta hoje (29
Veja quais são os cursos campeões em candidaturas até agora.
O Ministério da Educação (MEC), anunciou que o início das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) iria se dar nesta segunda-feira (29), estendendo-se até o próximo dia 1º de fevereiro, o que levou muitos candidatos a ficarem na expectativa.
Como já era de se esperar, a procura pelas bolsas está sendo alta. O MEC anunciou que até as 19h de ontem, primeiro dia de inscrições para o Prouni, 425 mil candidatos já haviam se inscrito para concorrer a uma das 406.428 bolsas disponibilizadas.
As bolsas para o programa são divididas entre parciais e totais, sendo direcionadas a estudantes de baixa renda que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e queiram pleitear uma vaga para estudar em universidades e faculdades particulares.
Os cursos mais disputados
Com o grande número de inscrições já neste primeiro dia, o Ministério da Educação pôde fazer um balanço dos cursos mais procurados até o momento. São eles:
-
Medicina (83.830 inscrições);
-
Direito (57.440 inscrições);
-
Psicologia (44.253 inscrições);
-
Enfermagem (39.844 inscrições);
-
Fisioterapia (22.030 inscrições).
A lista reflete uma base de preferência de cursos superiores já tradicionais. Resta saber se ela vai se manter ao longo do processo seletivo.
A primeira fase do Prouni 2024 deve se encerrar em 18 de março, com o resultado da lista de espera. No segundo semestre, é esperado o lançamento da segunda chamada anual do programa. Quem não conseguir uma vaga dessa vez, deve estar atento!
Como se inscrever?
Para realizar a sua inscrição no Prouni o candidato precisa acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e proceder com o cadastro das informações solicitadas.
Na área do portal que é dedicada ao Prouni contém todos os pré-requisitos, critérios de desempate e outras regras pertinentes ao processo seletivo.
No ato da inscrição o candidato pode escolher até duas opções de curso e depois deve monitorar a evolução, ou não, da nota de corte para cada opção escolhida.
Para ser considerado apto a participar da seleção, o candidato deve ter média igual ou superior a 450 nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a prova discursiva (redação) do exame.
Comentários estão fechados.