5 carnes de 2ª que têm sabor de 1ª – se preparadas do jeito certo
Se você está querendo economizar e tem medo de comprar carnes acessíveis, conheça os cortes considerados de ‘’segunda’’ que apresentam muito sabor.
É importante destacar inicialmente que a carne de segunda é caracterizada por sua qualidade inferior. Esta categoria de carne é geralmente mais acessível em termos de preço, mas tende a ser mais firme, o que requer métodos de preparo diferenciados e uma variedade de temperos para realçar seu sabor.
Veja também: Acompanhamentos para churrasco: 3 opções deliciosas, baratas e fáceis de preparar
Entretanto, todas as carnes podem render um sabor irresistível, apesar da quantidade de músculos, nervos e gordura. Nesse caso, o uso de uma marinada, longo tempo de cozimento e molhos suculentos, fazem a diferença.
1. Acém
O acém é uma carne que vem da parte dianteira do boi, entre o pescoço e o peito, apresentando pouca gordura. Desse modo, é aconselhável cortá-la em bifes, cubos e até pedaços grandes. Logo, costuma ser usada em receitas como bife à rolê, picadinho, carne moída, escondidinho e no blend de hambúrgueres.
2. Capa de filé
Em segundo lugar, a capa de filé é retirada da traseira do boi, sobre o contrafilé, uma área gordurosa. Sendo assim, rende bifes e tiras utilizadas em churrascos, bifes acebolados e sanduíches. Outra dica é adicionar um pouco de cerveja na panela, e finalizar a proteína em uma frigideira ou grelha.
3. Asa de frango
A asa também é uma carne de segunda, e cresce na parte superior do frango, entre o peito e a coxa. Visto que concentra bastante pele, osso e cartilagem, deve ser cortada em três partes: a ponta, o meio e o drumete. Essa iguaria versátil vai bem com sal, pimenta, alho, limão, ervas, mostarda, mel, barbecue e pimenta.
4. Cupim
O cupim está localizado na região do pescoço e da paleta, e tem uma longa faixa de gordura entremeada. Dito isso, é válido aguardar pelo menos 30 minutos na pressão, evitando que ele fique seco. Contudo, a brasa é uma opção, acompanhada de vinho, água ou um caldo saboroso, que o torna suculento.
5. Carne de porco
A carne de porco, que inclui cortes como lombo, costela, pernil, paleta e barriga, é a base de pratos tradicionais como leitão à pururuca, torresmo, feijoada, lombo recheado, costelinha ao molho barbecue e pernil assado. Devido ao seu sabor acentuado, é recomendável o uso de especiarias leves. Além disso, para melhor apreciação, aconselha-se que seja consumida bem passada. Exemplos de temperos ideais incluem sal, alho, cebola, louro, alecrim, tomilho, além de vinagre ou vinho.
Comentários estão fechados.