5 comportamentos que revelam um psicopata emocional
Você já ouviu falar dos psicopatas emocionais? Esses indivíduos possuem características nocivas ao convívio. Saiba como identificá-los e se afaste!
Você sabe quais são as características de uma pessoa considerada psicopata emocional? Segundo alguns especialistas, um psicopata é aquele que não consegue manter bons relacionamentos com outras pessoas, ou seja, relações saudáveis e normais, por conta de algum distúrbio.
Além disso, as pessoas consideradas psicopatas emocionais são aquelas que não conseguem sentir determinadas emoções. Em outras palavras, elas são limitadas, e isso atinge diretamente as pessoas que convivem com ela.
Confira algumas das principais tendências de comportamento desses indivíduos e, se houver algum próximo a você, fuja o mais rápido possível.
Querem dominar outras pessoas
Dentro de um relacionamento, um psicopata emocional quer dominar a outra pessoa. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, seja tentando se sobressair, colocando outra pessoa para baixo, desacreditando do que ela fala ou de outra forma.
Culpam outras pessoas
Os psicopatas emocionais também costumam culpar outras pessoas pelas suas próprias atitudes, ou seja, eles nunca são culpados de nada, mas sim a outra pessoa.
Assim, mesmo que eles façam algo de errado, você será o culpado por conta de alguma atitude sua. As decisões ruins que são tomadas por eles também são culpa do outro.
Sente prazer em humilhar outras pessoas em público
Mais uma característica de um psicopata emocional dentro de um relacionamento é que eles humilham a outra pessoa em público, independente de quem esteja perto, e isso apenas mostra que ele não se importa com os seus sentimentos.
Também é comum que essas pessoas tentem te humilhar principalmente perto de pessoas que são próximas a você, mostrando sempre que ele é o certo na situação.
Tentam mudar a sua opinião
Os psicopatas emocionais são aqueles que tentam a todo custo mudar as suas opiniões, seu ponto de vista e sua perspectiva sobre determinado assunto, para que você possa pensar da mesma forma que ele.
Isso é uma técnica de manipulação muito antiga, fazendo com que você atinja as expectativas que ele tem, e com isso, ele está sempre no controle.
Querem isolar determinadas pessoas das outras
O psicopata emocional também faz com que você sempre esteja afastado dos seus amigos e da sua família. É comum que ele não permita que você saia com seus amigos ou esteja em família como antes, seja por ciúmes, seja por não gostar de nenhum deles.
Isso faz com que, aos poucos, você esteja contra essas pessoas, e, assim, você passa a conviver somente com ele.
O que fazer diante de uma pessoa com essas características?
Se ou quando achar um psicopata emocional, simplesmente se afaste do indivíduo, sobretudo se for um parceiro(a) amoroso. Se for um ente querido ou um amigo próximo, tente ajudar, mas sempre mantendo uma distância de segurança.
Lembre-se de colocar sempre a sua saúde mental em primeiro lugar! Nada nem ninguém está acima disso.
Comentários estão fechados.