5 dicas de memorização para gravar conteúdos: assim fica mais fácil!

Algumas técnicas fazem a diferença no estudo do dia a dia e no ambiente de trabalho; elas vão aumentar seu rendimento.

A memorização é uma técnica que muitos estudantes usam para assimilar um determinado conteúdo e melhorar o rendimento escolar. No dia a dia, muitas pessoas também se aproveitam desses métodos no trabalho e em outros afazeres.

Atualmente, há diversas técnicas utilizadas para a memorização. A seguir, confira cinco dessas técnicas para melhorar o rendimento nos estudos e no trabalho.

5 técnicas infalíveis para memorizar informações

Técnicas de memorização ajudam no estudo; veja 5 dicas

Memorização é efetiva em alguns tipos de atividades – Imagem: Pixabay/Reprodução

1. Explique o conteúdo estudado

Uma das técnicas de memorização mais utilizadas é a de explicar o que foi estudado para outra pessoa.

Nesse caso, o estudante vai assimilar o que aprendeu e contar para outros, como algum colega ou os pais.

Com isso, terá a certeza de que realmente conseguiu aprender o conteúdo. E, caso tenha se esquecido de algo, é porque precisa reforçar e estudar mais.

2. Releitura

Outro exemplo parecido é a releitura do tema estudado. Desse modo, a pessoa consegue identificar o assunto, compreender e reforçar a informação lida.

É possível ainda ler e reler tópicos de um conteúdo específico. Com essa técnica, a memorização acontece de forma gradual.

3. Ler em voz alta

Outro método utilizado é a leitura em voz alta das informações. Muitas pessoas não gostam, pois outros vão escutar, mas é um método eficaz.

Mas, se não se sentir à vontade para ler diante dos outros, pode fazer isso em um espaço fechado ou isolado, como em uma garagem ou no quintal.

4. Qualidade do sono

Isso vale para a memorização e o rendimento de modo geral. Afinal de contas, quem descansa de forma correta, tem mais capacidade de assimilar conteúdos e ser mais produtivo.

De acordo com especialistas, o cenário ideal é dormir de seis a oito horas por dia, em um local escuro para relaxar. Isso é uma ajuda sensível para conseguir memorizar novos assuntos.

5. Fichas de memorização

Por fim, criar fichas de memorização ajuda a entender e lembrar o conteúdo. Para isso, vale fazer resumos do que estudou e recortar, lendo depois os trechos específicos.

Em alguns casos, vale até marcar os títulos, pintar e grifar os pontos importantes e deixá-los em destaque. Isso será um importante aliado para a memorização.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.