Internet Segura: Conheça 5 dicas para se proteger de furto de dados
Com essas dicas, você conseguirá gerir melhor o seu consumo de internet e se prevenir de ataques iminentes.
É bem verdade que, nos dias atuais, é quase impossível viver sem internet, já que por meio dela conseguimos acessar até mesmo direitos e leis. Entretanto, o histórico de aplicações de golpes no mundo virtual torna importante o debate sobre internet segura. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas para se proteger de furto de dados dentro do mundo digital. Assim, com apenas algumas medidas precisas e importantes, você poderá se prevenir de fraudes, invasões e golpes.
Leia mais: Saiba mais sobre como se prevenir do golpe do empréstimo consignado.
5 dicas para se proteger de furto de dados
- Apenas utilize programas e softwares originais
Muitas pessoas optam por utilizar peças e instalar programas que são de origem duvidosa em seus computadores. Todavia, tal prática não é recomendada por especialistas da área, pois um programa falso poderia danificar a máquina e também ser fonte de vírus.
- Faça a instalação de um antivírus
O antivírus é um investimento que vale a pena, pois sua simples instalação pode bloquear as ameaças de invasão que você sofre todos os dias. Portanto, não ache que adquirir um bom antivírus é gastar dinheiro. Pelo contrário, irá poupar bastante, especialmente para as pessoas que fazem download frequente de arquivos em seu computador.
- Tenha ressalvas com o WiFi gratuito
Todo mundo gosta de um estabelecimento ou localidade que oferece WiFi gratuito e de qualidade. Porém, essa é a estratégia de muitos criminosos para conseguir ter acesso a dados privados que estão armazenados em suas máquinas. Sendo assim, pense sempre em se manter com uma rede móvel privada e evitar os WiFis gratuitos.
- Atenção na hora de abrir e-mails
Nossas caixas de entrada são muito perigosas quando abrimos e acessamos o conteúdo de qualquer e-mail que encontramos. Isso porque é comum a prática do “phishing” em todo o mundo, que consiste no roubo de dados pessoais por meio de links enviados por e-mail.
Dessa forma, geralmente disfarçados de bancos, lojas e até instituições públicas, esses bandidos conduzem pessoas a acessar links que levarão vírus ao computador. Por isso, somente baixe arquivos e acesse links de e-mails quando tiver certeza de que aquele endereço é seguro. E para isso, não deixe de recorrer à instituição de questão para questionar o envio.
- Autenticação de dois fatores
Essa é uma boa estratégia para quem está sempre querendo estar seguro, visto que essa ferramenta possibilitará que você instale senhas nas pastas e aplicativos. Com isso, o seu computador ganha uma camada extra de proteção, além da senha de acesso. Contudo, é importante lembrar que essa dica só fará sentido se você pôr senhas diferentes para o acesso geral e para as pastas e aplicativos.
Comentários estão fechados.