5 frases inocentes que podem controlar sua mente sem você perceber
Saiba como lidar com a manipulação disfarçada.
Você sabia que algumas frases comuns, aquelas que ouvimos e dizemos quase automaticamente, podem estar escondendo alguma motivação? Sim, isso mesmo! Estamos falando de frases tão sutis que passam despercebidas. No entanto, são consideradas como meio de manipulação nas mãos de quem sabe como usá-las.
Para que você fique por dentro, resolvemos trazer cinco dessas frases. A intenção é que você perceba os mecanismos por trás delas e saiba como lidar e não deixar-se influenciar por pensamentos, sentimentos e ações. Preparado para descobrir?
“Não se preocupe com isso agora”
Vamos começar por essa frase, que, antes de qualquer julgamento, parece até um conselho benigno, com a intenção de adiar uma conversa ou decisão.
No entanto, aí é que está o problema! Ela pode ser usada para evitar que você expresse suas preocupações ou pensamentos em um momento importante, limitando sua capacidade de influenciar decisões ou discussões necessárias.
“Você também não é perfeito(a)”
É muito comum uma pessoa manipuladora, quando confrontada com críticas ou feedback, falar essa frase.
Mas fique atento, porque esse pensamento serve para desviar a atenção de um comportamento problemático do manipulador, sugerindo que você não tem o direito de criticar porque também tem falhas. Essa técnica pode enfraquecer sua posição e fazer você duvidar de sua própria validade.
“Por que não ouve o que estou dizendo?”
Essa frase é frequentemente empregada para fazer você se sentir culpado por supostamente não prestar atenção ou valorizar o que o manipulador está dizendo, mesmo quando você está ativamente engajado na conversa.
Isso pode levar à tentativa de provar sua atenção e cuidado, fazendo o que o manipulador deseja.
“Se você realmente me amasse…”
Não menos importante que as anteriores, essa é uma frase com grande impacto. Isso ocorre porque o manipulador a usa como uma tática clássica de dominar o emocional, empregada para questionar seus sentimentos e comprometimento com a relação.
Ao colocar seu amor em questão, o manipulador tenta forçar você a se conformar com seus desejos, independentemente de seus próprios sentimentos ou limites.
“Estamos bem?”
Após um conflito ou discussão, essa pergunta pode parecer um pedido de reconciliação. No entanto, quando usada de forma manipuladora, busca pressionar você a resolver rapidamente a situação, ignorando seus sentimentos ou a necessidade de um tempo para processar o ocorrido.
Isso pode fazer você se sentir responsável por restabelecer a paz, mesmo que não seja o culpado pela discórdia.
Por último, reconhecer essas frases e entender o contexto em que são usadas pode ajudá-lo a identificar e também a se proteger contra tentativas de manipulação. Então, fique atento e não caia mais nessas armadilhas emocionais.
Comentários estão fechados.