5 graduações desafiadoras que levam os estudantes às lágrimas
Existem razões que podem tornar um curso universitário difícil para os alunos.
Embora muitos acreditem que as graduações em medicina, engenharia e física sejam as mais desafiadoras do mundo, a verdade é que a dificuldade de um curso varia conforme as habilidades e interesses de cada pessoa.
Um indivíduo com paixão por números, por exemplo, pode enfrentar desafios na área de direito. De maneira similar, alguém com facilidade em escrever pode achar um curso de direito menos complexo do que um em engenharia.
Sendo assim, não existe uma resposta definitiva sobre quais graduações são as mais difíceis. A complexidade pode ser avaliada de diferentes formas, incluindo a exigência de um alto QI para a conclusão do curso.
Então como determinamos quais são as graduações mais difíceis do mundo?
Compilamos uma lista com base em três fatores:
- Maior taxa de abandono por parte dos estudantes no início do curso;
- Grau de tecnicidade dos conteúdos que serão aprendidos;
- Exigências do curso: Há requisitos adicionais que precisam ser cumpridos para a conclusão da graduação?
Agora que você já sabe os parâmetros que levaram à nossa seleção dos cursos mais difíceis, vamos conferi-los a seguir:
1. Engenharia Aeroespacial
Ao frequentar esses programas, você desenvolverá sua compreensão de diversas teorias matemáticas, como cálculo, álgebra e trigonometria – conhecimentos indispensáveis para se destacar como engenheiro aeroespacial.
2. Engenharia Elétrica
Durante a graduação em Engenharia Elétrica, os estudantes aprendem sobre matemática discreta e contínua, análise e projeto de algoritmos, circuitos digitais e analógicos, sinais e sistemas, programação de sistemas e engenharia da computação. Também podem estudar disciplinas voltadas para a automação, controle, eletrônica, sistemas de energia e telecomunicações.
3. Arquitetura
Para se tornar um arquiteto, é necessário ter um bom conhecimento em matemática, geometria, trigonometria e álgebra para planejar as dimensões e estruturas dos projetos.
O curso de arquitetura pode ser desafiador, com uma carga de trabalho substancial, que muitas vezes causa privação do sono entre os estudantes. Além disso, alguns relatos apontam para a alta exigência dos professores.
4. Medicina
Ser um médico requer conhecimento avançado sobre a ciência por trás de medicamentos, drogas e doenças, além de habilidades adequadas para interagir com os pacientes durante a prática clínica. O período de formação para se tornar um médico pode variar de acordo com o país, porém é comum que seja necessário um longo período de treinamento.
5. Direito
A leitura é um grande desafio para estudantes de direito. Desde o direito constitucional até o direito penal, é preciso entender muitos princípios legais complexos que influenciam diversos aspectos de nossas vidas diárias – especialmente para quem não está acostumado a ler frases altamente complexas.
Além disso, para se tornar um advogado, é necessário passar em exames de ordem em sua jurisdição. Em alguns países, a taxa de aprovação é muito baixa, o que pode ser bastante intimidador para quem deseja exercer a profissão.
Comentários estão fechados.