Transforme sua comunicação: 5 Hábitos poderosos para praticar escuta ativa
Como ter um comportamento mais assertivo em qualquer conversa?
Nós, seres humanos, somos criaturas extremamente sociáveis, por isso mesmo que acabamos nos envolvendo em diversas relações ao longo da nossa vida. No meio dessas relações, participamos de discussões, desabafos, aconselhamentos, entre outros tipos de conversa. Independente de qual delas, existe uma parte essencial em qualquer diálogo, que é a escuta.
Nesse artigo, te contamos como ser um bom ouvinte. Confira o texto na íntegra e descubra.
Como ser mais habilidoso na escuta ativa
Explore esses cinco atributos principais:
1. Mantenha o foco no locutor
Lembre-se a todo momento que uma das atitudes-chave para ser um bom ouvinte é manter total foco na pessoa que está falando, sem “viajar” na conversa.
Preste atenção aos detalhes do que a pessoa está falando, olhe nos olhos dela, faça com que ela se sinta prioridade naquele momento.
Isso vai mostrar ao locutor o quanto você está entretido naquela conversa e em tudo que ele tem para comunicar a você, independente das distrações que possam surgir.
2. Seja interativo (a)
Ser um bom ouvinte, em determinadas ocasiões, pode não se tratar apenas de escutar e receber as falas de quem as transmite, mas também de agir com interesse.
Claro que existem diferentes tipos de pessoas, por isso é importante analisar o comportamento da pessoa que você está oferecendo a sua escuta antes de qualquer coisa.
Feita essa análise, você saberá se a pessoa se sente mais à vontade quando você comenta as suas falas ou apenas a ouve com atenção.
Filtrar a intensidade na qual você pode ser ativo na conversa é uma habilidade que, quando dominada, será de muita utilidade enquanto um ouvinte ativo.
3. Seja compreensivo (a)
A compreensão é o maior atributo responsável por abrir portas em uma conversa, justamente por criar um ambiente em que ambos se sintam pertencentes.
Compreensão é estar aberto a ouvir sem julgamento e a explorar realmente ideias que a pessoa apresenta, para certificar que ela tem liberdade para expor o que deseja.
O termo também pode se referir à paciência, o fundamento de todo diálogo. Por isso, não interrompa muito, respeite o tempo da pessoa e a forma que ela tem de se expressar.
4. Entenda o espectro de uma conversa
Todo diálogo é uma troca envolvida em um espectro; ele pode ser um desabafo, um aconselhamento, uma discussão, entre outros aspectos; portanto é necessário saber como lidar com cada um.
Por exemplo: uma pessoa que quer desabafar algo com você deseja apenas ser escutada e validada e se ela quiser um conselho, ela espera honestidade.
Entender de que forma você deve exercer suas ações em cada divisão desse espectro é essencial para receber toda fala de alguém.
5. Altruísmo
Como mencionado acima, diálogos são uma troca entre duas pessoas ou mais, uma troca de ideias e pensamentos que deve ser respeitada a todo momento.
Se é uma troca, você deve entender que cada um terá a oportunidade de receber um pouco da atenção do outro, assim como deverá saber quando é sua vez de receber ou oferecer atenção.
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