5 hábitos revolucionários para terminar tarefas em 2 horas, não 2 semanas
Se postos em prática, esses hábitos podem reduzir drasticamente o seu número de horas trabalhadas, sem comprometer a realização de tarefas.
Governos, empresas e entidades representativas têm demonstrado, dia após dia, mais atenção e cuidado com a saúde mental de trabalhadores em todo o mundo.
Nesse sentido, apesar do embate constante entre a necessidade de descanso e as demandas de produção, ideias como a redução da semana de trabalho para quatro dias têm ganhado força.
Contudo, em muitas ocasiões o que tem embaralhado a vida de muitos profissionais é o mau uso do tempo, que pode prejudicar, em paralelo, o período de descanso e a produtividade no trabalho.
Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco dicas especialmente indicadas para você, que quer organizar o seu horário de trabalho de modo a tornar-se mais produtivo e ao mesmo tempo ganhar tempo para descansar.
Esses “truques” são ainda mais indicados para quem trabalha em home office ou no modelo híbrido. Veja a seguir!
1. Planeje o seu dia de trabalho com antecedência
Qualquer motorista, por mais experiente que seja, precisa conhecer a rota até o seu destino antes de pegar a estrada, não é mesmo? Isso não é diferente com você.
Crie o hábito de organizar o seu dia de trabalho antes de ele começar. De preferência, isso deve ser feito semanalmente, no final de semana, por exemplo.
Liste todas as tarefas que precisa realizar durante a semana, pautando tudo por tempo de duração, prioridade, etc. Além disso, atente-se ao número de horas disponíveis para o descanso e alimentação. Afinal, você precisa de energia para trabalhar!
2. Divida os seus períodos de trabalho
Em vez de começar a trabalhar às 8h da manhã e só parar às 12h para o almoço, por exemplo, divida o seu tempo de trabalho em pedaços.
Você pode criar blocos de 90 minutos (1 hora e meia), onde ficará totalmente focado no trabalho. Ao passar esse período, o ideal é descansar por pelo menos 15 minutos antes de voltar para o próximo bloco.
Ademais, crie metas de produtividade para esses blocos, para aumentar a sua motivação. Na hora do descanso, procure caminhar um pouco, tomar água ou um pouco de café para despertar.
3. Separe as tarefas do dia por categoria
Lembra das prioridades que citamos no primeiro tópico? Pois bem, aqui você vai precisar delas.
Quando for organizar as suas tarefas do dia, coloque as prioritárias para serem realizadas antes das demais e, em seguida, separe as tarefas diárias por categoria. Isso vai facilitar a realização dos blocos de trabalho, que citamos no tópico anterior.
4. Neutralize as distrações
As distrações são verdadeiras inimigas da produtividade. Então, para conseguir trabalhar mais e melhor, você deve eliminá-las do seu ambiente de trabalho.
Para pessoas que trabalham em home office, o ideal é criar um local específico para trabalhar. Nada de levar o notebook para a sala ou cozinha! Esse local deve ser silencioso e o mais isolado possível, para facilitar a concentração nas tarefas.
Já quem trabalha em escritórios, com outros colegas, deve evitar conversas paralelas, saídas para ir ao banheiro ou fazer lanches, etc.
5. Ofereça recompensas a si próprio
Depois de organizar a sua rotina de trabalho, pense também em recompensas para si mesmo, que devem ser dadas ao final de cada dia de trabalho, à cada tarefa concluída, etc.
Essa é mais uma forma de motivar a si próprio e deixar a lida diária mais leve. Afinal, a necessidade de conseguir o pão de cada dia através do trabalho muitas vezes gera uma pressão que atrapalha a produtividade.
No final das contas, ponto essas dicas em prática você se tornará muito mais produtivo e satisfeito, além de ganhar algumas horas por semana em um tempo de qualidade para aproveitar bons momentos de folga.
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