5 objetos que NÃO devem ser guardados na cozinha
Saiba quais são os objetos que não devem ser guardados na sua cozinha.
É comum, na estrutura de uma casa, a cozinha ser o local de armazenamento dos mais variados produtos além dos alimentos, devido à presença de armários. Porém, o armazenamento incorreto de certos itens nesse local pode oferecer riscos tanto à estrutura dos próprios produtos quanto à saúde humana. Por isso, selecionamos uma lista com os 5 itens que não devem ser armazenados nas cozinhas.
Dicas para evitar problemas de armazenamento
Devido à ausência de um número suficiente de armários, boa parte das pessoas acaba direcionando seus produtos extras para a cozinha. Porém, a presença dos itens a seguir pode oferecer riscos de vida. Saiba quais:
1. Produtos químicos de limpeza e perfumaria
O principal problema do armazenamento desse tipo de produto em áreas próximas à alimentação é a impregnação de odores estranhos nos alimentos.
Além disso, é preciso pensar sobre o crescimento microbiológico. Afinal, isso ocorre devido à umidade presente nesses ambientes, que propicia o crescimento de bactérias e fungos, alguns podendo ter até efeitos danosos à saúde humana.
2. Materiais inflamáveis
Esses são os principais itens que não devem estar presentes em sua cozinha.
A possibilidade de vazamento deles ou a entrada em contato com temperaturas altas pela proximidade com o fogão pode desencadear grandes incêndios e explosões, oferecendo, assim, grande risco material à vida humana.
3. Itens metálicos
O ambiente embaixo da pia da cozinha é caracterizado pela presença de grande umidade, o que provoca a reação de ferrugem em objetos de metal, como ferramentas. Assim, o armazenamento desses itens deve ser em locais secos e com alta ventilação para evitar o seu desgaste.
4. Pequenos eletrodomésticos
Assim como nos casos dos itens de metal, a alta umidade é um fator agravante para o não armazenamento de eletrodomésticos embaixo da pia. Um possível vazamento levaria a uma desnecessária perda que poderia ser facilmente evitada com um armazenamento correto.
5. Alimentos
Por fim, o mais inusitado de todos: existem alguns tipos de alimentos que não devem ser armazenados na cozinha, seja por questões de segurança alimentar ou para preservar sua qualidade.
Por exemplo, é comum guardar óleos e temperos na cozinha, mas a luz, o calor e o ar podem comprometer a qualidade e o sabor desses produtos. O ideal é guardá-los em um local fresco e escuro, como uma despensa ou armário.
Frutas e legumes também liberam um gás chamado etileno, que pode acelerar o amadurecimento de outros alimentos próximos. Para evitar isso, é recomendável guardar frutas e legumes em lugares separados, ou até mesmo em uma fruteira fora da cozinha.
Comentários estão fechados.