5 mentiras que os brasileiros mais colocam no currículo e falam na entrevista

Os candidatos acreditam que é importante melhorar o currículo e acabam colocando informações falsas. Veja como recrutadores descobrem as mentiras

Uma pesquisa realizada pela DNA Outplacement descobriu que 75% dos brasileiros inventam informações do currículo, como formação escolar e experiência de trabalho.  

Principalmente, na hora de procurar um emprego dos sonhos, muitas pessoas acreditam que é uma boa ideia alterar algumas informações e criar um currículo perfeito, mesmo que nem todas as informações da trajetória profissional estejam corretas.

Do mesmo modo, muitos trabalhadores acreditam que é necessário mentir para aumentar as chances de serem contratados. No entanto, a prática pode ser descoberta pelas empresas e a escolha de incrementar o currículo com informações falsas demonstra algumas características que nenhum chefe quer conviver.

É importante lembrar também que falsificar documentos, como diplomas, é crime e você pode ser demitido por justa causa e, até mesmo, responder à justiça.

As 5 mentiras mais contadas pelos candidatos

A Luandre RH, consultoria especializada em Recursos Humanos, já divulgou em seu portal as mentiras mais comuns que os candidatos contam nas entrevistas. Veja aqui:

  1. Falsa proficiência em Idiomas:  a maior parte das pessoas dizem que saber escrever, ler e se comunicar em outros idiomas. No entanto, nem sempre elas têm proficiência ou nível que disseram. A mentira pode ser descoberta em um teste oral, prova escrita ou em uma atividade importante de trabalho.
  2. Salário alto: não informar o salário anterior correto é um erro! A empresa pode verificar os registros na carteira de trabalho e em outros documentos
  3. Conhecimento e habilidade: dizer que conhece um assunto específico ou que tem competências para a função pode prejudicar sua imagem e também afetar os negócios da empresa, caso você faça algo errado
  4. Saída do emprego antigo: é normal encerrar um ciclo de trabalho, seja por ter pedido demissão ou por decisão do empregador. O problema é esconder a informação. Não é preciso contar tudo, mas informe as razões
  5. Cargos e responsabilidades: tentar melhorar o currículo colocando um cargo diferente ou mais alto não terá um retorno positivo. Assim como o idioma, você pode ser testado na hora ou receber uma responsabilidade e tarefa que não condiz com sua experiência e cargos anteriores.

Por que você não deve mentir no currículo?

Confira aqui os motivos para não mentir no currículo e quais são as mentiras mais comuns que as pessoas colocam hoje em dia.

Falta de caráter e personalidade

O primeiro conselho para não mentir no currículo é que o ato apresenta uma falta de caráter e falha de personalidade. Assim, algumas empresas podem interpretar que a pessoa não é confiável e, portanto, não merece estar no quadro de funcionários.

Verificação de informações

Hoje em dia, com o amplo acesso à internet, é muito fácil validar informações, uma vez que as pessoas possuem registros em redes sociais ou órgãos públicos do trabalho. Além disso, a empresa contratante pode entrar em contato com as empresas anteriores para tirar dúvidas sobre sua experiência no antigo trabalho.

Problemas para executar tarefas

Outro ponto importante é que, ao faltar com a verdade no currículo, a empresa pensará que você está apto a realizar atividades que, na verdade, você não tem competência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.