5 motivos para fixar o consumo de ovos na sua dieta
Esse alimento é considerado o segundo mais nutritivo que existe, perdendo apenas para o leite materno.
Queridinho dos praticantes do estilo de vida fitness, o ovo se apresenta como, de fato, um dos alimentos mais poderosos que temos à disposição.
De acordo com especialistas, esse produto natural só perde para o leite materno em termos de poder nutricional, sendo tecnicamente o alimento mais nutritivo que seres humanos adultos podem consumir.
Apesar disso, por muito tempo o ovo foi associado a problemas como hipertensão e colesterol alto, devido a estudos provavelmente equivocados que faziam essa associação.
Com o passar do tempo, novas pesquisas foram sendo feitas e os impressionantes benefícios do consumo de ovos foram sendo anunciados.
Em entrevista concedida à CNN Brasil, Lorena Balestra, médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia, explica que os níveis de colesterol contidos no ovo não são ofensivos. Além disso, destaca que, se consumido com moderação, o ovo traz inúmeros benefícios.
“Estudos mais novos mostraram que o colesterol presente no ovo tem um impacto mínimo no aumento do colesterol sanguíneo em pessoas saudáveis”, diz ela. “Na verdade, o ovo é considerado um alimento saudável quando consumido com moderação, como parte de uma dieta equilibrada”, afirma.
A seguir, numa lista de cinco tópicos, contamos os benefícios que o consumo de ovos pode trazer, de acordo com Lorena Balestra e outros especialistas, como a nutróloga Sandra Maria Fonseca, também ouvida pela CNN. Confira!
(Imagem: reprodução)
1. Evita o envelhecimento precoce
Por ser fonte de vitaminas importantes, como A e E, e de minerais como selênio e zinco, o ovo pode auxiliar no combate ao envelhecimento precoce dos tecidos do corpo, sobretudo os que compõem a pele.
Isso porque as substâncias citadas, bem como a luteína e a zeaxantina, também presentes no ovo, atuam como antioxidantes, “matando” os radicais livres que destroem os tecidos e causam sérios problemas no organismo.
2. Tonifica o sistema imunológico
Outra vitamina presente no ovo é a D, que, dentre outras coisas, fortalece o sistema imunológico e prepara o organismo para absorver minerais como o cálcio, zinco, selênio e magnésio. Isso também ajuda no fortalecimento ósseo.
3. Fortalece o cérebro
Dentre os nutrientes contidos na gema do ovo, a parte mais nutritiva do alimento, está a colina, substância importante para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso como um todo. Em especial, a colina fortalece as estruturas responsáveis pela memória e a concentração.
4. Traz sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento
A saciedade é um fator primordial para a perda de peso, uma vez que para “fechar a boca” e com isso evitar o consumo exagerado de calorias o indivíduo precisa se sentir farto.
O ovo pode auxiliar nesse sentido, pois é rico em proteínas e gorduras boas, que saciam a necessidade do estômago sem lançar muitas calorias no organismo. Para se ter uma ideia, 100 gramas de ovo cozido equivalem a 125 calorias. Então, em muitas ocasiões comer um único ovo é o suficiente para se sentir saciado.
5. Ajuda no controle da diabetes tipo 2
Por fim, é possível afirmar que o consumo regular de ovos também auxilia no combate da diabetes tipo 2, que é a forma adquirida da doença.
A teoria é de que a absorção das propriedades do ovo equilibra o corpo como um todo, evitando os fatores de risco que levam ao surgimento do diabetes.
Mas, atenção!
Mesmo com seus benefícios comprovados, o ovo, assim como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação. Em excesso, pode causar efeitos colaterais no corpo.
Não há uma quantidade exata de ovos para se comer diariamente. Porém, comer entre um e três ovos cozidos ou fritos sem óleo por dia pode ser uma boa quantidade.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre o consumo de ovos, não hesite em consultar um nutrólogo ou nutricionista. Especialistas são sempre os mais indicados para tratar de assuntos como esse.
* Com informações da CNN Brasil
Comentários estão fechados.