5 músicas para ensinar present continous em sala de aula
As músicas desta lista ajudarão seus alunos a entenderem melhor o conteúdo.
O present continuous é um tempo verbal do Inglês que indica uma ação que está acontecendo naquele momento. Na gramática, usa-se o sufixo -ing para indicá-lo em uma frase. É uma estrutura muito comum em músicas populares.
Por exemplo, em ‘I’m With You’, da cantora Avril Lavigne, ouve-se:
“I’m listening but there’s no sound” (“estou ouvindo, mas não há som”).
Perceba como a frase é construída:
I’m listening, but there’s no sound: Sujeito + verbo to be + verbo de ação + ing.
Em diversas canções, é comum que compositores usem deste tempo verbal para descrever situações imediatas. É o caso de Avril nesta música e em outras, como você verá abaixo.
Separamos aqui 5 músicas que podem ser trabalhadas em sala de aula. Desta forma, fica mais lúdico e interessante para os alunos ver exemplos práticos de como o tempo verbal é usado no dia a dia. Vamos lá?
5 músicas para ensinar present continous:
Tom’s Diner – Suzanne Vega
A música narra uma personagem que observa várias ações acontecendo ao mesmo tempo em uma lanchonete. Para descrever, ela usa e abusa do present continous.
Things I’ll Never Say – Avril Lavigne
Na canção, Avril canta que tenta se segurar para não despejar seus segredos mais obscuros ao amado. Para se controlar, ela narra gestos e atitudes que tem para se controlar. É umas das músicas mais completas para ensinar present continous.
We Will Rock You – Queen
Neste clássico do rock, Freddie Mercury canta uma série de provocações a outra pessoa. “Você está brincando na rua”, “está chutando latas”, “está implorando com os olhos”. Prato cheio para ensinar este tempo verbal aos seus alunos.
Hotel California – Eagles
Sobre o que a música fala exatamente ainda é um mistério. Há quem diga que é uma grande metáfora para o lado mais sombrio de Hollywood e tem quem defenda que é sobre vício em drogas. Os mais trágicos dizem que fala sobre a morte. Independente das reais intenções dos compositores, a letra é tem algumas descrições com present continous – mas há outras com past continuous; é necessário explicar ao aluno a diferença.
Blinding Lights – The Weeknd
“Blinding Lights” narra a aventura de The Weeknd em uma noite de muitos excessos. Em diversos momentos, ele utiliza o present continous para contar sua história. Entretanto, a música não é recomendada para audiências pouco maduras, pois trata de temas um pouco adultos, como drogas e bebidas.
Comentários estão fechados.