5 opções de bolsas de estudos no exterior para brasileiros
Em diversas situações, os jovens querem um curso de qualidade, mas não têm conhecimento da existência de oportunidades.
O sonho de muitos brasileiros é conseguir uma bolsa de estudos e frequentar uma universidade fora do país, onde há ótimas oportunidades de crescimento e novas experiências.
Atualmente, há diversos países que oferecem bolsas de estudos para estrangeiros, inclusive brasileiros. A seguir, confira cinco opções para quem pretende conquistar novos espaços.
5 programas de bolsa de estudo no exterior
1. Programa ELAP, no Canadá
O ELAP (sigla em inglês para Programa de Futuros Líderes nas Américas) oferece vagas para cursos de até seis meses de duração. A bolsa ainda contempla alimentação e moradia para os interessados.
É uma opção vantajosa para quem deseja ter uma experiência fora do país e não quer ficar tanto tempo longe de casa. Além disso, ganha um currículo reforçado e experiência em um país de cultura diferente do seu.
2. Programa Fulbright
Oferecido nos Estados Unidos, esse programa é voltado para pós-graduação e formação de novos professores e pesquisadores. Desde 1957, foram mais de 5.200 brasileiros contemplados, de acordo com os responsáveis.
O projeto também ajuda a fortalecer as relações internacionais entre os países e proporciona conhecimento específico para as pessoas.
3. Programa Chevening
No Reino Unido, os estudantes brasileiros têm a chance de ingressar no Programa Chevening, que abrange áreas como saúde, educação e negócios e é voltado para pessoas com considerado potencial de liderança.
Outro ponto favorável é que a universidade oferece hospedagem, alimentação e transporte para os interessados.
4. Fundação Carolina
No caso da Fundação Carolina, na Espanha, a principal vantagem é um programa voltado para os estudantes de países latino-americanos. Por lá, é possível fazer cursos de pós-graduação, doutorado e pós-doutorado, além de melhorar a formação de professores.
Um dos objetivos do programa é atender aos objetivos de sustentabilidade da ONU. Logo, trata-se também de uma oportunidade para contribuir com o meio-ambiente.
5. DAAD, na Alemanha
Por fim, temos o DAAD (sigla para Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), na Alemanha, que abrange graduação, pós-graduação e doutorado. É uma opção a mais para os brasileiros que ainda buscam o primeiro curso superior.
Mas também há bolsas de estudos específicas para o período de inverno, quando os alunos vão para o país na expectativa de aperfeiçoar o idioma.
Comentários estão fechados.