5 Possibilidades de emprego na área da religião

Foi realizado pela Revista Quero uma matéria sobre as profissões e as áreas que os profissionais da religião podem atuar.

No dia 16 de junho é comemorado o feriado de Corpus Christi e, considerando a importância dessa data religiosa, foi realizada pela Revista Quero uma matéria sobre profissões e áreas em que os profissionais da religião podem atuar.

1. Capelão (militar/naval)

Capelão é o profissional responsável por dar assistência religiosa aos membros que compõem as polícias Militar e Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

As instituições realizam concursos para que os profissionais com formação acadêmica em Teologia atuem como capelães.

Um exemplo para esclarecer a função: as diretrizes da Marinha do Brasil apontam que “o Quadro de Capelães Navais (CN) destina-se ao preenchimento de cargos técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas, em geral”.

2. Administrador

O administrador atua no setor que realiza a administração das instituições religiosas. Então, os padres, os pastores e os líderes religiosos poderão se vincular a essa área de atuação e realizar a gestão de suas paróquias.

É importante ressaltar que, para exercer a profissão, é imprescindível que o profissional tenha o registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

3. Professor

Os professores atuam no setor educacional, tanto no ensino básico como nas instituições de ensino superior. Para aqueles profissionais que possuem uma formação acadêmica em Teologia, a possibilidade de atuação é nas escolas de ensino fundamental e médio como professor de ensino religioso. Entretanto, a carreira economicamente mais vantajosa está situada em cursos de ensino superior e pós-graduação.

4. Teólogo

O teólogo é aquele que pesquisa sobre a história, as tradições e os fenômenos históricos religiosos de um determinado sistema de crenças. Esse profissional acompanha as religiões e os aspectos que as circundam, como os rituais, as doutrinas e os textos sagrados. O teólogo tem como base conceitos e teorias que ultrapassam as linhas da área do conhecimento da filosofia, história, psicologia e sociologia.

Esse profissional pode também trabalhar em alguns setores da educação, embora comumente atuem em ONGs e produzam materiais como reportagens, livros de matérias para as revistas.

5. Cientista da Religião

O cientista da religião desenvolve conhecimentos sobre as questões que se relacionam às tradições religiosas e os históricos movimentos religiosos, sendo geralmente relacionado ao ensino e às pesquisas sobre os temas de sua área de atuação.

Esse profissional conta pode desempenhar funções em ações de consultorias, ONGs, instituições públicas e/ou privadas da educação básica, assim como as atividades de pesquisa e extensão.

No período da formação acadêmica, o aluno que escolheu seguir esse caminho irá estudaras seguintes disciplinas:

  • Protestantismo e teologias;
  • Religião;
  • Cultura e sociedade;
  • Psicologia da religião;
  • Teologia das religiões.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More