5 produtos que você JAMAIS deve colocar na air fryer
A fritadeira elétrica revolucionou a cozinha e facilitou a vida em casa, contudo, é necessário termos alguns cuidados ao utilizá-la.
As fritadeiras elétricas, ou air fryer, se tornaram grandes aliadas na cozinha durante os últimos anos, por conta da agilidade e facilidade na produção de diversos pratos.
Inclusive, elas ajudam principalmente quem não tem tanta intimidade com a culinária e precisa de uma alimentação prática.
Contudo, essa facilidade exige cuidados para evitar a deterioração do item, pois determinados alimentos sujam e conseguem danificá-lo. A seguir, confira cinco produtos que devemos evitar nesses casos.
5 coisas que estragam a air fryer e não devemos usar
1. Açúcar no alimento
Evite colocar alimentos que contenham açúcar na air fryer, pois essa iguaria, quando aquece muito, fica caramelizada.
O caramelo pode escorrer pelos furos da cesta e entrar em contato com as partes mais quentes do eletrodoméstico. Um dos riscos é o de incêndio, além de queimar a resistência do equipamento.
Esses açúcares caramelizados ainda endurecem e ficam difíceis de se remover na hora da limpeza.
2. Queijos que derretem
Outro cuidado é em relação aos queijos que derretem em contato com o calor, pois, assim como o açúcar em forma de caramelo, também podem vazar pelo cesto. Isso vai sujar uma parte da fritadeira e tornar difícil sua limpeza.
O ideal é aquecer por um determinado tempo somente para o alimento ficar mais saboroso, evitando o vazamento de queijo.
3. Papel-toalha
Além de alimentos, devemos evitar certos objetos na fritadeira elétrica, um desses é o papel-toalha, já que se trata de um produto altamente inflamável. Em contato com o calor, há sempre o risco de acontecer algum acidente.
Mesmo quando não há acidentes, o papel-toalha tem maior possibilidade de se desintegrar e se misturar com os próprios alimentos, o que ainda torna difícil a limpeza após o uso e prejudica a alimentação.
4. Itens feitos de plástico
Ainda devemos evitar qualquer recipiente plástico dentro do eletrodoméstico, já que o calor derrete esses produtos. Na air fryer, o aquecimento é diferente do micro-ondas, que suporta certos tipos de materiais.
O plástico também libera produtos tóxicos, muitos deles cancerígenos. Produtos à base de silicone são uma saída mais funcional e saudável.
5. Pratos líquidos
Por fim, evite esquentar pratos muito líquidos ou com excesso de molho dentro da fritadeira elétrica. Isso gera superaquecimento e até incêndios em alguns casos. Nesses casos, fornos e fogões são melhores alternativas que a air fryer.
Comentários estão fechados.