5 segredos de jardineiros para cultivar dinheiro-em-penca, a planta da fortuna

A espécie dinheiro-em-penca não leva este nome à toa, porque há milhares de anos vem sendo associada a rituais que atraem dinheiro. Veja os cuidados.

Primeiramente, a planta dinheiro-em-penca é originária da África do Sul, onde cresce em forma de arbusto. Nesse caso, seu nome científico é Plectranthus verticillatus, e pertence à família das Lamiaceae, a mesma da hortelã e do alecrim.

Veja também: Se quer dinheiro entrando na conta, tenha estas 2 plantas em casa

Em relação ao nome, deve-se ao formato e à cor de suas folhas, que lembram moedas. Dito isso, no final do ano, representa um amuleto de sorte que atrai boas energias e garante crescimento no campo profissional.

Este é o melhor substrato para a espécie

A princípio, o substrato ideal associado a dinheiro-em-penca é aquele que seja bem drenado, leve e rico em matéria orgânica. Por exemplo, uma mistura indicada é a de terra vegetal, areia e húmus de minhoca, na proporção de 2:1:1. Sendo assim, o composto deve ser trocado a cada dois anos, para manter a fertilidade e a aeração.

As regas devem seguir o teste do toque

Quanto às regas da planta do dinheiro, estas devem seguir o teste do toque, que consiste em verificar a umidade apertando o solo. Desse modo, se a superfície estiver seca, significa que é hora de regar. Contudo, é importante não encharcar, visando diminuir o risco de apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos.

Luz ou sombra: qual é a recomendação?

Em terceiro lugar, vale mencionar a preferência por locais com luz indireta, filtrada ou difusa. Afinal, ela não tolera o sol direto, que pode queimar suas folhas e reduzir seu vigor. Entretanto, não recorra à sombra total, pois a ausência de iluminação afeta a floração, principalmente durante a primavera e no verão.

Limpeza e adubação: veja algumas dicas

Por último, é aconselhável remover semanalmente folhagens secas, amareladas e danificadas. Já a adubação ocorre a cada três meses, usando húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso. Por outro lado, é válido suspender a fertilização no inverno, quando se estabelece o período de dormência;

Agora que você já sabe os cuidados necessários da planta ‘’dinheiro-em-penca’’, comece a dar os primeiros passos na jardinagem doméstica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.