Implementação do 5G fará com que as antenas parabólicas sejam extintas
Para ter melhorias, a tecnologia exige que as pessoas se adaptem às novidades. Confira a mudança que parte dos brasileiros terão que realizar por causa do 5G.
Oficialmente, o 5G chegou ao Brasil no início do mês de julho e os sinais já estão disponíveis no Distrito Federal. Essa conexão é 20 vezes mais rápida que o 4G e deve impulsionar o uso de smartphones no país. No entanto, isso pode prejudicar os lares brasileiros que assistem à TV aberta através de antenas parabólicas, porque as frequências 5G podem causar interferência nos sinais dessas televisões. Confira agora por que o 5G fará com que as antenas parabólicas sejam extintas.
Leia mais: Quais celulares são compatíveis com o 5G? Confira a lista
As antenas prejudicam o sinal
Apesar da conectividade digital dos tempos atuais, muitos lares ainda têm dispositivos parabólicos na parte superior de suas casas. Assim, ainda utilizam as antenas parabólicas para garantir a qualidade do sinal de TV aberta.
O problema, porém, é que as antenas parabólicas do Brasil transmitem dados pela banda C, que opera entre 3,7 GHz e 6,45 GHz. Já o 5G opera na frequência de 3,5 GHz. Assim, os equipamentos precisarão ser retirados das casas e prédios o mais rápido possível para não atrasar as operações das empresas na instalação da nova tecnologia.
Desse modo, a proximidade dessas frequências pode causar interferência na imagem e no som da TV, embora o 5G do telefone não seja afetado. Com isso, em alguns meses, as antenas parabólicas desaparecerão, dando lugar à conectividade 5G sem causar problemas.
Parte da população terá auxílio do governo
Os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que recebem auxílio do governo por falta de recursos, receberão benefícios gratuitos para a retirada da antena. Porém, parte da população brasileira terá que pagar do próprio bolso para atender às necessidades locais.
Para substituí-lo, é recomendável comprar um sinal digital para evitar desconectar os canais gratuitos. Porém, o governo disponibilizou kits de antenas no primeiro semestre deste ano para agilizar o processo de implementação do 5G no país.
Kits para substituir TVs parabólicas
Os brasileiros cadastrados no CadÚnico podem utilizar os chamados “kits de antenas de TV”. A ideia é que as pessoas que usam uma antena parabólica (TVRO) possam atualizar seus equipamentos para sincronizar os canais de TV com mais eficiência.
Incluso no novo kit está um receptor dedicado à compressão de áudio e vídeo, que melhora a qualidade de som e imagem das transmissões. Assim, para essas famílias cadastradas, tudo é disponibilizado grátis, sem custo adicional.
Comentários estão fechados.