Para a chegada da internet 5G no Brasil, mais de 1 milhão de parabólicas serão destruídas
O 5G já está presente em todas as capitais do Brasil, mas sua frequência 3,5 GHz ainda não foi aberta para outros municípios.
Sabemos que a internet sem fio já domina o mundo há alguns anos, e ela também está presente nos smartphones modernos que são produzidos. A rede móvel veio para facilitar mais ainda o acesso rápido a informações, e a partir disso, há sempre melhorias de qualidade que podem e devem ser feitas por parte das telefonias.
O 5G já está presente em todas as capitais do Brasil, mas sua frequência 3,5 GHz ainda não foi aberta para outros municípios. Antes dessa nova internet chegar a cidades de médio porte, será preciso destruir mais de 1,1 milhão de kits com antena parabólica e receptor de TV via satélite.
Leia mais: As cinco principais mudanças que o 5G promete
Conexão entre a TV via satélite e o 5G
A frequência principal usada pelo 5G puro no Brasil é de 3,5 GHz (Banda C). Apesar da necessidade desse espectro, as operadoras telefônicas não o disponibilizaram imediatamente, pois esse serviço está diretamente ligado com o de TV via satélite (TVRO).
A fim de evitar problemas de interferência, o Gaispi, grupo filiado à Anatel que coordena a limpeza da banda de 3,5 GHz, recomendou que a TV aberta via satélite seja transferida da banda C para a banda Ku. No entanto, as mudanças na tecnologia envolvem o uso de antenas e receptores diferentes daqueles instalados na casa do telespectador.
A distribuição do 5G puro nas capitais brasileiras, originalmente, só seria uma obrigação a partir do ano que vem, e a partir de 2024, nos municípios com mais de 500 mil habitantes. Com a distribuição sendo antecipada, acredita-se que o 5G poderá chegar mais cedo a esses lugares também.
Novos kits de antenas serão fornecidos
As operadoras telefônicas que decidiram distribuir a internet 5G terão que arcar com os custos de trocas dessa tecnologia para famílias de baixa renda. Com isso, os beneficiários do CadÚnico (Cadastro de Programas Sociais do Governo) têm direito a ganhar o kit junto de sua instalação gratuitamente.
A entidade Siga Antenado, que administra a faixa de 3,5 GHz, divulgou um cronograma para instalação de kits em 26 cidades. Para solicitar a nova alimentação, é necessário agendar um horário pelo site Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404. Vale ressaltar que é necessário registro de CPF ou NIS no CadÚnico.
Comentários estão fechados.