6 ações simples para se proteger dos golpes da internet

Os crimes cibernéticos são muito fáceis de cair, então quanto mais dificultarmos para os golpistas, menos dores de cabeça teremos no futuro. Proteja-se.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia temos tudo a pondo de um clique. Realmente a internet facilitou muito a nossa vida, mas com ela também temos diversos novos golpes, que se não prestarmos atenção é muito fácil de se cairmos.

Cada dia que passa, golpistas criam novas formas de arrancar dinheiro fácil das pessoas, mas além de ficar de olho no que está clicando, você pode tomar alguns outros cuidados contra hackers e invasores.

Veja como se proteger de golpes online:

  • Saiba como detectar fenômenos de phishing

Este tipo de golpe aconteceu muito em 2021. Ele funciona assim, você recebe um link geralmente por e-mail, muito parecido com o formato enviado pelos bancos. Muitas vezes eles pedem para confirmar dados ou só de clicar no link você já cai em algum tipo de golpe. Fique atento!

Verifique o endereço de e-mail e o link para ter certeza que não é fraude. Caso desconfie de algo não clique em nada e entre em contato com seu banco para verificar a procedência.

  • Não dê códigos confidenciais

Nunca compartilhe senhas, números de conta e de segurança social com ninguém, mesmo que seja alguém próximo de você. Há muitos golpes de clonagem de WhatsApp onde os golpistas se passam por seus conhecidos. Nestes casos entre em contato pessoalmente com a pessoa. E tome cuidado com os sites que você digita estes dados.

  • Atenção com suas senhas

Sempre crie senhas difíceis, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais, isso dificulta que rastreadores consigam descobri-las. Nunca salve suas senhas no navegador e nem os dados do cartão para compras futuras no site.

  • Sempre saia dos sites

Sempre que entrar em um site onde precise utilizar suas senhas, aperte para sair ou deslogar do site. Isso evita que clonem suas contas.

  • Cuidado com os links das redes sociais

Fique atento ao que você clica. Muitas vezes links maldosos que tem a intenção de roubar seus dados são postados no Facebook em forma de matéria sensacionalista ou enviado para você pelo WhatsApp por alguém conhecido. Sempre se certifique com a pessoa se foi ela mesmo que enviou o link antes de clicar.

  • Dupla autenticação

Muitos aplicativos já oferecem a dupla autenticação, isso dificulta os hackers a acessar seus dados mesmo com a senha de acesso. Então sempre que possível escolha este método de segurança.

Os crimes cibernéticos são muito fáceis de cair, então quanto mais dificultarmos para os golpistas, menos dores de cabeça teremos no futuro. Proteja-se.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More