6 dicas para aprender leitura dinâmica facilmente

A leitura dinâmica é uma das inúmeras técnicas usadas para melhorar a capacidade de ler rapidamente. Saiba como aprender:

0

Se você tem uma criança em idade pré-escolar ou quer apenas aprimorar sua leitura, esta é uma ótima maneira. A leitura é tão importante quanto um preditor de sucesso futuro.

A leitura dinâmica é uma das inúmeras técnicas usadas para melhorar a capacidade de ler rapidamente. Confira algumas dicas para aprender essa técnica facilmente:

Mantenha seu material em um ângulo de 30 graus

Segure o seu livro, ou o que você estiver lendo, em um ângulo de 30 graus em relação aos seus olhos. Nunca leia material deitado sobre uma mesa ou escrivaninha. Ler de forma plana é doloroso para a sua retina e causa fadiga ocular. Depois de cerca de duas horas, pode causar secura nos olhos e irritação. Ajuste o ângulo da tela do seu computador para 30 graus também.

Mova sua cabeça da esquerda para a direita enquanto você lê

Mover a cabeça um pouco para a frente e para trás enquanto lê ajuda a estabilizar imagens em sua retina. Isso é chamado de reflexo vestíbulo-ocular, ou VOR. Mover a cabeça enquanto lê também ajuda a parar de ler palavras individuais e ler frases.

O segredo de ler várias palavras de cada vez e dobrar ou triplicar suas habilidades de aprendizagem está em usar sua visão periférica. Relaxe os pequenos músculos dos dois lados dos seus olhos e suavize seu foco. Essa prática ajudará você a aumentar sua velocidade de 200 para 2.500 palavras por minuto.

Leia com um ponteiro

O uso de uma caneta, laser ou ponteiro de algum tipo, até mesmo seu dedo, ajudará na leitura dinâmica. Assim você sublinhará cada frase enquanto você lê. Sua visão periférica captará seis palavras em cada lado do ponto.

Isso permite que você se mova por uma frase seis vezes mais rápido do que lendo cada palavra. O ponteiro ajuda a criar um ritmo e concentra sua atenção na página.

Leia em pedaços

O olho humano tem uma pequena covinha chamada fóvea. Nesse ponto, a visão é mais clara. Quando você divide uma frase em pedaços de três ou quatro palavras, seus olhos vêem o centro do pedaço mais claramente, mas ainda podem distinguir as palavras ao redor.

Pense em ler uma frase em três ou quatro partes ao invés de ler cada palavra. Você pode ver quanto mais rápido você passaria pelo material.

Acredite

Use uma conversa interna positiva para reprogramar seu sistema de crenças sobre a leitura. Repetir afirmações positivas 30 segundos por dia durante 21 dias cria neurônios em redes neurais permanentes.

Aqui estão as afirmações sugeridas:

  • “Eu libero minhas crenças/percepções/julgamentos passados ​​e agora facilmente e rapidamente aprendo e me lembro.”
  • “Todos os dias, de todas as formas, aprendo rapidamente, cada vez mais rápido, e ficando melhor e melhor.”

Exercite seus olhos por 60 segundos antes de ler

Antes de começar a ler, é importante que você “aqueça” seus olhos. Esse aquecimento aguça sua visão e ativa sua visão periférica. Isso faz acelerar sua velocidade de aprendizagem.

Veja como:

  • Concentre-se em um único ponto em uma parede à sua frente, mantendo a cabeça imóvel.
  • Com a mão direita estendida à sua frente ao nível dos olhos, trace um símbolo de infinito e siga-o com os olhos três ou quatro vezes.
  • Troque as mãos e trace o símbolo com a mão esquerda, efetivamente despertando os dois lados do cérebro.
  • Sem as mãos, trace o símbolo 12 vezes em uma direção apenas com os olhos.
  • Mude, movendo os olhos na outra direção.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.