6 Doenças causadas pela falta de ferro
Acha que está com falta de ferro no organismo? O elemento não é produzido pelo corpo, mas absorvido de alimentos como carne vermelha e folhas verde-escuras. Veja doenças causadas pela falta de ferro no sangue.
O ferro desempenha um papel fundamental no nosso corpo, ele é importante para a formação de células e ajuda no transporte de oxigênio. Assim, quando existe a carência de ferro, a pessoa apresenta cansaço, fraqueza, falta de energia e dificuldade de concentração.
Quais alimentos são ricos em ferro?
O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas e folhas ou verduras verde-escuras.
Algumas doenças graves podem surgir pela falta de ferro no sangue:
1 – Anemia Ferropriva
A doença gera pele pálida, cansaço, falta de energia (letargia), dores de cabeça e dificuldade de concentração. Além disso,as unhas podem ficar mais quebradiças, e a pessoa pode sentir dor na língua, falta de ar, palpitações cardíacas, coceira e sabor da comida alterado.
2 – Síndrome das pernas inquietas (SPI)
A síndrome causa um desejo irresistível de mover as pernas principalmente durante a noite. Causa sensações de dor e coceira nas pernas e dificuldade em adormecer. É comumente associada a diabetes, doença renal crônica, artrite reumatóide e problemas na tireoide e falta de ferro no corpo.
3 – Aftas
Feridas na boca também são indicativo de carência de ferro no organismo.
4- Zumbido e perda auditiva
Pessoas com falta de ferro no sangue costumam ouvir zumbidos nos ouvidos e escutar ruídos na cabeça.
5 – Perda de cabelo
A queda de cabelo excessiva durante o banho e ao escovar o cabelo pode apontar a falta de ferro no corpo. Além disso o cabelo do topo da cabeça assume uma aparência mais transparente, os fios em geral podem ficar mais frágil e finos, e a diminuição do cabelo pode ser mais sentida na linha média de separação.
6 – Pica (alotriofagia ou alotriogeusia, transtorno alimentar)
Pica é a vontade de comer produtos não comestíveis que são ricos em ferro, como terra, sujeira, cinza, carvão, pedra, argila, cabelo e papel. As mulheres grávidas são quem mais correm o risco de desenvolver o transtorno.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.