6 Doenças Causadas Por Gatos
Apesar de dóceis e fofos, os gatinhos de estimação podem trazer doenças a seus donos, que por sua vez, não tem sete vidas. :(
Fofos, dóceis e encantadores, os gatos são animais de estimação muito comum nos lares das pessoas. Porém, o que muita gente não sabe é que esses animaizinhos podem trazer várias doenças para seus donos. Apesar de seu bichano ter 7 vidas e ser muito resistente, sabemos que não é assim com os seres humanos, não é mesmo?! Com o objetivo de atentar e alertar as pessoas, fizemos uma lista com seis doenças causadas por gatos, veja:
Micose de pele
Essa é um dos principais exemplo de doença de pele causadas por gatos. Essa doença se dá a partir do contato pele a pele com os gatos. Seus sintomas são muita coceira e vermelhidão na pele. O uso de antifúngicos como o cetoconazol, sob orientação médica pode ajudar no tratamento.
Toxoplasmose
Essa é um exemplo de doença causada por fezes de gato. Transmitida pelo parasita Toxoplasma godii, um dos agentes transmissores mais comuns do mundo e que pode afetar todos os mamíferos. Se trata de uma infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Os felinos são os únicos animais que liberam o parasita pelas fezes, uma vez que seu intestino é o ambiente ideal para o parasita se desenvolver.
Ancilostomíase
Essa doença tem dois transmissores, podendo ser: o Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. O contágio se dá geralmente pelo contato direto do animal com o solo contaminado (na sua maior parte, pelas patas), por feridas ou pela ingestão de alimentos contaminados. Os agentes transmissores são expelidos pelo animal por meio das vezes, que podem contaminar o ambiente, passando assim a doença para os seres humanos.
Bartonelose Felina
Geralmente, os gatos se infectam com a bartonelose quando ingerem fezes contaminadas com a bactéria Barttonella henselae. Essa doença raramente causa grandes complicações na saúde do animal, o perigo maior está na transmissão para os seres humanos, que causa endocardite, peliose bacilar parenquimatosa, angiomatose bacilar, transtornos do sistema nervoso central e febre. A sua transmissão se dá pelo contato direto com o animal, por meio da mordedura, arranhadura e até mesmo lambida do felino.
Toxocaríase
Os animais se contagia com a toxocaríase ingerindo os ovos e larvas da espécie T. canis, comumente encontradas em alimentos crus ou fezes. Nos animais, seus sintoma são diarreia, flatulência, distensão abdominal, desidratação e atraso no desenvolvimento. O modo de transmissão para seres humanos acontece por meio das fezes, a qual eliminam uma grande quantidade de ovos do parasita.
Alergia respiratória
É muito comum que algumas pessoas que tem contato com gatos espirrem ou desenvolvam reações alérgicas por causa do bichano. Muita gente acha que isso é uma doença causada por pelos de gato, mas o que acontece é que os gatos produzem uma proteína chamada glicoproteína, que desencadeia uma série de sintomas alérgicos, como espirros, inchaços das pálpebras dos olhos, problemas respiratórios e até mesmo asma em determinadas pessoas.
Pessoas que desenvolvem esses sintomas devem procurar evitar o contato com os bichanos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.