6 itens que já foram essenciais nos carros do passado, mas hoje são inúteis
Antigamente, os carros contavam com uma série de itens que eram considerados essenciais, mas muitos desses itens acabaram se tornando inúteis nos carros modernos.
Os carros evoluíram muito ao longo dos anos. Eles ganharam diversos acessórios novos, ficaram mais seguros, mas acabaram deixando para trás algumas características.
Existem peças que são indispensáveis e foram apenas melhoradas com o passar do tempo. Mas há outras que eram bem usadas no passado e foram deixadas de lado pela tecnologia.
1. Acendedor de cigarros
No passado, fumar dentro do carro era comum, e o acendedor de cigarros era indispensável. Hoje em dia, com a conscientização sobre os danos do tabagismo e a popularidade dos carregadores de celular, esse item perdeu sua utilidade.
2. Cinzeiros embutidos
Junto com o acendedor de cigarros, os cinzeiros embutidos eram encontrados em praticamente todos os carros antigos. Com a diminuição do número de fumantes e a proibição de fumar em muitos lugares, esses cinzeiros tornaram-se desnecessários.
3. Manivela para abrir as janelas
Antigamente, era necessário girar uma manivela manualmente para abrir as janelas dos carros. Hoje em dia, a maioria dos veículos conta com vidros elétricos, oferecendo mais conforto e segurança.
4. Quebra-vento
Até a virada do século, o ar-condicionado nos carros era coisa de carro chique. Para permitir a ventilação, o quebra-vento era o recurso mais popular. Eles ficavam ao lado das janelas, na parte frontal do carro.
Entretanto, era um recurso perigoso em casos de acidentes, além de ser um facilitador para arrombamentos.
5. Antena elétrica
Para curtir a sua rádio favorita nos carros mais antigos, era preciso levantar uma antena retrátil que ficava na frente do carro, tudo para melhorar a captação do sinal e evitar interferências.
Elas não garantiam um bom sinal de rádio, atrapalhavam a estética do carro e tinham o risco de ficarem enroladas em coisas no caminho. Hoje elas foram substituídas por antenas internas.
6. Toca-fitas
Para ouvir música nos carros antigos, a moda era a fita cassete (K7). Para isso, os carros tinham toca-fitas, um aparelho de som com um tocador de fitas.
Com o avanço dos sistemas de som integrados e a popularização dos serviços de streaming de música, os toca-discos foram substituídos por sistemas multimídia.
Comentários estão fechados.