6 missões espaciais INCRÍVEIS que marcaram o mundo – mas você não conhece
A exploração espacial é cercada de missões desconhecidas que desafiaram os limites da tecnologia e mudaram o nosso entendimento sobre a formação dos planetas e do universo.
O interesse pelo espaço fez com que a humanidade se dedicasse a pesquisar e explorar o universo através de missões e sondas espaciais. Mas a relação das pessoas com o espaço vai muito além da famosa viagem do homem à Lua. A nossa história é cercada de grandes missões espaciais e você vai conferir algumas aqui!
Nem sempre o objetivo da missão é enviar tripulantes a bordo da espaçonave, algumas são feitas apenas com o envio de sondas e outros equipamentos especiais.
Por exemplo, as primeiras imagens do lado oculto da Lua foram feitas pela espaçonave Luna 3. Do mesmo modo, Marte está sendo desbravado por mais de um equipamento da Nasa que envia dados e imagens do planeta constantemente.
Confira aqui outras missões espaciais importantes que impactaram nosso conhecimento sobre o universo e o sistema solar.
Hubble. (Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
6 missões espaciais incríveis que marcaram o mundo
1. Venera 7 (1970)
As espaçonaves Venera 7 e Cosmo 359 foram lançadas em direção ao planeta Vênus pela União Soviética. No entanto, a missão Cosmo 359 não conseguiu sair da órbita da Terra.
Assim, apenas Venera 7 alcançou seu destino e conseguiu enviar dados reveladores da atmosfera do planeta durante 23 minutos. De acordo com a Nasa, essa “foi a primeira espaçonave a retornar dados após pousar em outro planeta”.
2. Pioneer 10 (1972)
Em 1972, a sonda Pionner 10 foi enviada ao planeta Júpiter. Ela foi a primeira a entrar no espaço interestelar indo além de Marte. Essa missão espacial representa os avanços da ciência em relação ao alcance da exploração interplanetária.
3. Luna 3 (1959)
Como dissemos, a missão Luna 3 foi a primeira a enviar imagens do lado oculto da Lua. Os cientistas da União Soviética precisaram editar as imagens para melhorar a qualidade, mas os 29 registros apresentaram o terreno lunar montanhoso que conhecemos hoje.
Luna 3. (Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)
4. Telescópio Espacial Hubble (1990)
Outra revolução com equipamentos espaciais foi o envio do telescópio Hubble. Ele é responsável pelo registro de imagens detalhadas do espaço. A partir de seus dados, os pesquisadores conseguem analisar as dimensões do universo e a formação das galáxias até hoje.
5. Rosetta (2004)
A missão Rosetta conseguiu pousar a sonda Philae em um cometa. Enviada pela Agência Espacial Europeia (ESA), a principal missão da sonda era trazer dados para novos estudos sobre a origem e a composição dos cometas, aumentando o nosso conhecimento sobre o sistema solar.
6. Projeto Viking (1975)
O projeto Viking lançou as espaçonaves Viking 1 e Viking 2 em direção a Marte. Essa missão registrou a primeira imagem panorâmica de Marte, analisou o solo e enviou mais de 1000 imagens da superfície do planeta.
Definitivamente, essas missões são uma pequena amostra de como os cientistas exploraram o espaço ao longo dos anos. A exploração espacial segue desafiando a tecnologia e inspirando novos pesquisadores em busca do conhecimento interplanetário.
Comentários estão fechados.