7 coisas que devem ser EVITADAS no banho por saúde e segurança
O banheiro é um ambiente propício para acidentes e proliferação de fungos e bactérias. Veja os principais hábitos que precisam ser evitados durante o uso desse cômodo!
O momento do banho é a hora da higiene pessoal, bem-estar e relaxamento para muitas pessoas. No entanto, essa rotina diária acaba estimulando alguns hábitos perigosos que passam despercebidos.
Por motivos de saúde e segurança, o banho exige alguns cuidados para evitar acidentes elétricos ou a proliferação de micro-organismos presentes em algumas práticas comuns.
Por exemplo, muitas pessoas não sabem que manter o celular no banheiro enquanto tomam banho pode danificar o aparelho, por conta do ambiente úmido.
Do mesmo modo, lavar roupas íntimas com sabonete comum também é uma prática prejudicial à saúde. Confira abaixo estas e outras dicas sobre as 7 principais coisas que devem ser evitadas no banho!
7 coisas que você evitar durante o banho
1. Fiação elétrica
A primeira dica é sobre os perigos de manter fiação elétrica exposta em ambientes com água.
Por isso, lembre-se de manter os fios do chuveiro isolados e os aparelhos elétricos, como secadores e pranchas de cabelo, bem distantes do banheiro.
2. Água muito quente
Em segundo lugar, um banho com água muito quente prejudica a saúde da pele e pode provocar sérios problemas dermatológicos.
O ideal é deixar em uma temperatura morna, agradável e adequada ao momento de higiene pessoal.
3. Piso escorregadio
Piso molhado ou escorregadio é outro tópico extremamente perigoso que exige atenção durante o banho. Ele pode provocar quedas, escorregões e outros acidentes graves.
Por isso, compre tapetes antiderrapantes para o chão do banheiro e mantenha chinelos adequados sempre por perto.
4. Obstruções no ralo
Não remover obstruções do ralo do banheiro, como cabelos, pode acarretar problemas de encanamento, mofo e até acúmulo de água, aumentando o risco de quedas e contaminação.
Por isso, faça sempre limpezas periódicas nos ralos de casa para que eles fiquem desobstruídos.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
5. Aparelhos eletrônicos
Muitas pessoas costumam tomar banho ouvindo música e, para isso, levam o smartphone ao banheiro. Em primeiro lugar, o aparelho pode ser danificado por conta da umidade do espaço.
Além disso, não é indicado manter o celular em um ambiente com alto risco de contaminação de bactérias.
6. Objetos no caminho
Assim como o piso escorregadio, você precisa evitar deixar objetos pelo chão, como frascos de produtos, brinquedos e toalhas. Eles funcionam como obstáculos e podem provocar acidentes.
7. Lavagem de roupa íntima
Por fim, não lave roupas íntimas no banho. Apesar de ser um hábito de muitas pessoas, o banheiro é um ambiente úmido que consegue proliferar fungos e bactérias na sua roupa. Da mesma forma, vale destacar que o sabonete corporal não é indicado para a limpeza e higienização de roupas.
A hora do banho é um momento que precisa ser pensado com mais segurança e cuidado. Portanto, lembre-se de manter o espaço limpo e organizado, com a manutenção em dia, para preservar a saúde e segurança no local.
Comentários estão fechados.