7 frases de novela POLÊMICAS que JAMAIS iriam ao ar hoje em dia
Os tempos eram outros e isso pode ser visto nas frases declaradas por esses personagens icônicos da teledramaturgia brasileira. Relembre as mais marcantes!
As novelas fazem parte da cultura brasileira e marcaram a vida de muitas pessoas, levando entretenimento para lares de norte a sul do país e contando histórias cativantes e envolventes.
Ao longo dos anos, os diálogos nessas produções evoluíram para acompanhar os públicos mais modernos. Isso fez com que algumas falas icônicas passassem a ser interpretadas como machistas, retrógradas, provenientes de “discurso de ódio” e outros adjetivos comumente usados hoje em dia.
Reunimos sete frases, ditas em novelas, que seriam “canceladas” nos dias atuais. Veja abaixo!
1. “Pois então que a tranquem, a amarrem em casa”
A frase foi proferida pelo personagem Sérgio, da Mulheres Apaixonadas, que fez muito sucesso em 2003. Na fala infeliz, ele se refere a dependência emocional de sua esposa fictícia, Heloísa, personagem da atriz Giulia Gam.
2. “Foi você que me empurrou para a cama dela”
O personagem de Erick Marmo, também da novela Mulheres Apaixonadas, disse para sua namorada, interpretada por Carolina Dieckman, como justificativa para sua traição. Ele se referiu ao fato de a companheira desejar permanecer virgem até o casamento.
3. “Deite que eu vou lhe usar”
A frase, que remete à prática hoje conhecida como “estupro marital”, tornou-se popular o suficiente para ser um meme na internet. Essa era a forma como o Coronel Jesuíno, interpretado pelo já falecido ator José Wilker, se dirigia à sua esposa, personagem de Maitê Proença.
4. “Promete que você vai ficar bem gorda para os caras pararem de chegar em você?”
Em uma tentativa fracassada de ser romântico, o personagem Giovane da novela “Pro Dia Nascer Feliz” fez um comentário hoje categorizado como “gordofóbico” para sua namorada, Joana.
5. “Vem que o prêmio é sentar aqui, no colinho do doutor Danilo”
Essa era a frase dita pelo personagem Danilo da novela “Laços de Família” para a empregada da família, interpretada por Juliana Paes. O personagem vivia às custas de mulheres ricas e usava sua influência para se referir assim à trabalhadora.
6. “piranha”, “biscate” e “ordinária”
Esses eram os insultos habituais que Quinzé, personagem da trama “Fina Estampa”, usava contra a mãe de seu filho, interpretada também por Carolina Dieckman. Apesar dos nomes que recebia, ele ainda era apaixonado pela ex.
7. “Essa coisa de mulher com mulher, homem com homem, está errado!”
Os comentários, hoje considerados “machistas” e “homofóbicos”, eram proferidos por Leo, personagem do ator Jackson Antunes na novela “A Favorita”.
O interessante é que o ator chegou a ser agredido na rua e foi hospitalizado, pois os agressores não entenderam que aquilo era apenas atuação.
Comentários estão fechados.