8 características de “amigos” tóxicos – aprenda a identificá-los
Conviver com pessoas tóxicas pode ser nocivo de várias formas diferentes. Saiba como identificar esse tipo de gente!
Nos dias em que estamos vivendo, é quase impossível não encontrar pessoas tóxicas no dia a dia.
E como se já não bastasse ter que aturar esse tipo de gente na rua ou no trabalho, muitas vezes os tóxicos são familiares e amigos, com quem a convivência é mais estreita.
Entretanto, mesmo quando se trata de pessoas próximas, é recomendado se ter cuidado com a “toxicidade” desses indivíduos.
Nos tópicos a seguir nós elencamos oito características de pessoas tóxicas. Leia-os para saber como identificar esse comportamento reprovável em amigos, familiares e pessoas próximas!
1 – Criticam o tempo todo
Em geral, desejamos que nossos amigos sejam sempre sinceros conosco. No entanto, existe uma substancial discrepância entre uma crítica construtiva e a crueldade em si.
Você possui um amigo que frequentemente emite comentários que aparentam ser prejudiciais a você?
Essa pessoa constantemente encontra falhas em todas as suas ações?
Nesse caso, lamentamos informar que tal indivíduo pode não ser um verdadeiro amigo e, com toda certeza, é alguém de natureza tóxica.
Quando alguém genuinamente se preocupa com o seu bem-estar, essa pessoa descobre maneiras de oferecer feedback sem causar-lhe ferimentos.
Amigos verdadeiros sempre lhe dirão a verdade com empatia, pois a intenção deles é ajudá-lo a crescer como pessoa, e não o contrário.
2 – Querem ser protagonistas de tudo
Você possui um amigo que constantemente busca tirar vantagem em todas as situações? Se sim, isso pode ser um indício de que você está envolvido em uma amizade tóxica.
Outra característica dessas pessoas é o fato de falarem excessivamente e nunca realmente ouvirem você, desconsiderando suas opiniões e sentimentos. Além disso, eles ficam irritados quando as coisas não ocorrem do jeito que desejam.
Nesses casos, parece que eles não têm interesse genuíno em saber como você está, criando uma dinâmica de monólogos, onde apenas uma pessoa fala, em vez de um diálogo saudável.
Para piorar a situação, eles podem fazer com que você se sinta culpado caso não concorde em deixá-los controlarem as situações.
Por outro lado, todo amigo tóxico é extremamente egocêntrico e está sempre se gabando de seus supostos “grandes” feitos.
Tudo isso se torna evidente nas conversas, onde eles constantemente redirecionam o foco para si mesmos.
3 – Não assumem seus erros
Uma das principais características de pessoas com quem vale a pena manter uma boa convivência é a humildade em assumir os próprios erros.
Essas pessoas não hesitam em baixar a cabeça e assumir publicamente que estão errados quando isso é necessário. E melhor, eles sempre buscam consertar o que quebraram.
Por outro lado, pessoas tóxicas vivem culpando os outros pelas bobagens que fazem, jamais assumindo os seus erros.
Para eles, as suas opiniões sempre estão corretas e as suas decisões não contém falhas. O problema sempre está no outro.
Fuja desse tipo de gente!
4 – São mal educados
Em amizades saudáveis é normal que haja insultos falsos, brincadeiras sem graça e outras formas de “ofender carinhosamente” o amigo. Isso é perfeitamente normal.
Porém, se você convive com uma pessoa que lhe trata mal gratuitamente, deixando transparecer que aquilo não é uma brincadeira, ligue o alerta, pois esse indivíduo não tem nada de amigo.
Outro indicativo de toxicidade advinda de “amigos” é o desrespeito a limites impostos associado à prática de atitudes que visam deixar o outro constrangido.
Amigos de verdade não humilham, envergonham, insultam ou desrespeitam os outros, nem em público nem em particular. Fique atento!
5 – Só aparecem quando precisam de algo
As verdadeiras amizades se baseiam em reciprocidade. Portanto, se você percebe que está dando mais do que recebendo de um amigo ou familiar, está enfrentando um sinal de toxicidade e uma relação unilateral.
Comumente, esse tipo de “amigo” espera que você faça tudo por ele, mas raramente retribui o gesto.
Ou então, só entra em contato com você ou busca sua ajuda quando tem um problema, porém, dificilmente está disponível quando você precisa deles.
6 – São invejosos
Sabe aquelas pessoas que constantemente criticam as conquistas dos outros? Pois bem, se você tem um amigo que adota esse comportamento em relação a você, é recomendável que busque se afastar dele.
Observe com mais atenção se esse suposto “amigo” demonstra entusiasmo quando algo positivo acontece em sua vida.
Por exemplo, imagine que você está em um relacionamento saudável com seu parceiro, mas ocorre um desentendimento. Esse amigo utiliza a situação como uma oportunidade para minar seu relacionamento?
Caso essa pessoa não passe por testes semelhantes, é possível que você esteja envolvido em uma amizade tóxica. Afinal, um verdadeiro amigo compartilhará todas as suas emoções.
Os verdadeiros companheiros de alma podem não estar presentes em todos os seus melhores momentos, mas sempre encontrarão uma maneira de prestigiá-lo.
Semelhantemente, eles não lhe darão as costas quando as circunstâncias se tornarem desafiadoras.
7 – Vêem os próprios amigos como rivais
Desde crianças nos acostumamos com amiguinhos que demonstram prazer em apresentar uma roupa mais bonita, um brinquedo melhor ou um corte de cabelo mais descolado que o nosso.
Contudo, quando esse comportamento infantil e sem propósito persiste em amizades na vida adulta, o sinal de alerta precisa ser ligado.
Amigos verdadeiros não estão preocupados com o que você tem ou deixa de ter, apenas em como você está.
Por outro lado, “amigos” tóxicos sempre acham que devem superar você, incorrendo, inclusive, em fofocas sobre a sua vida.
E, aliás, fofocar ou “falar pelas costas” é um sinal evidente de que determinada pessoa não é sua amiga de fato.
Portanto, se você sente esse clima de competição em alguém próximo ou ficou sabendo que ele andou falando mal de você por aí, corte relações urgentemente.
8 – São manipuladores e tendem a ter uma energia negativa
Para fechar o nosso artigo, devemos informar que amigos tóxicos têm uma forte tendência à manipulação, além de terem uma forte energia negativa.
Isso acontece porque essas pessoas se acham melhores em tudo e sempre querem ter o controle dos ambientes à sua volta. Ademais, são invejosos, mal educados e falsos, como já citamos antes.
Tudo isso cria uma sensação de peso e estresse quando esses indivíduos estão por perto, o que ajuda a identificá-los.
Mais uma vez, reiteramos: se você tem notado esse e outros sinais no comportamento de “amigos”, corte relações. Priorize a sua saúde mental!
Comentários estão fechados.