8 Doenças Causadas Pelo Solo Contaminado

Todo cuidado é pouco. Na hora de andar, deve-se certificar se o solo está em condições favoráveis, uma vez que este é capaz de causar diversas doenças.

0

Em muitas brincadeiras de criança, seja na rua de casa, em quintais de terra, fazendas etc, os pequenos costumam ficar descalços para se divertir e ficar à vontade. Mas o que os pais não sabem é que o simples fato de estar em contato com o solo, caso ele esteja contaminado, pode trazer sérias doenças para seus filhos. Conheça agora, algumas doenças causadas pelo solo contaminado.

Ancylostoma braziliense

Conhecida como “bicho geográfico”, essa doença é transmitida por fezes de gatos e cães que podem estar presentes no solo.  É comum que o agente transmissor da doença esteja presente na areia de praias e tanques em parques e praças.

Esquistossomose

Conhecida popularmente como “barriga d’água”, se trata de uma doença que é provocada pelo Schistosoma mansoni, verme achatado (platelminto) que entra pela pele (pés e pernas), aloja-se no fígado e alimenta-se de sangue.

Ancilostomíase

Infecção intestinal causada por nematódeos,em que as larvas infectantes penetram na pele, geralmente pelos pés, causando dermatite característica.

Ascaridíase

Popularmente conhecida como “lombriga”, esta é uma parasitose causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides. Seu contágio se dá quando um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes, em contato com locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água, indivíduos que entram em contato com esse solo poderá se contaminar.

Tétano

Tratam-se de lesões profundas da pele, que são feitas ao entrarem em contato com esporos da Clostridium tetani, comumente encontrados nos solos, provocam contrações musculares, em casos de complicações são capazes de provocar morte por asfixia devido à ação de sua toxina.

Tungíase

Trata-se de uma doença infecciosa da pele, causada pela fêmea ectoparasita do bicho-de-pé. A infecção por bicho de pé acontece quando há contato direto da pele com o solo contaminado.

Esporotricose

A esporotricose é uma micose causada pelo fungo universal da espécie Sporothrix spp, sendo popularmente conhecida como “doença do jardineiro, já que esses profissionais entravam em contato com o solo contaminado pelo fungo.

Paracoccidioidomicose

É uma micose progressiva de pele, membranas mucosas, linfonodos e órgãos internos causada por Paracoccidioides brasiliensis. Este fungo vive no solo das plantações, por isso é comum afetar moradores de áreas rurais, agricultores e lavradores, por exemplo, pois a pessoa pode inalar o fungo junto com a poeira da terra.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.