Por que 80% dos trabalhadores estão desgastados, segundo pesquisa?
O levantamento também mostrou que as mulheres são mais afetadas em comparação com os homens.
De acordo com uma pesquisa feita pela Pulses, plataforma de gestão de pessoas, 81% dos trabalhadores estão se sentindo sem disposição para trabalhar. Existem várias razões para isso acontecer. Além disso, o levantamento também mostrou que as mulheres são mais afetadas em comparação com os homens.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi feita por pelo menos 3 mil pessoas no projeto da Pulses. A ideia era abordar diferentes portes e segmentos, com o objetivo de acompanhar o estado emocional dos trabalhadores brasileiros.
Os colaboradores responderam perguntas sobre condições e organização do trabalho.
Com isso, mais da metade dos colaboradores relataram estar se sentindo frustrados com o trabalho (54%), com dificuldades para cumprir suas atividades (51%) e sem paciência com outros membros da equipe (51%).
Sinais de esgotamento
Um estudo da International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que o estresse no trabalho é um problema que atinge 69% dos brasileiros.
Confira a lista com sinais desse problema:
- Desinteresse;
- Falta de concentração;
- Irritabilidade;
- Faltas recorrentes;
- Pessimismo;
- Queda da produtividade;
- Queixas sobre cansaço ou dores recorrentes (de cabeça e musculares, principalmente);
- Redução da criatividade.
Para lidar com a falta de disposição para trabalhar, é importante identificar a causa.
A síndrome de burnout, por exemplo, é um estado de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional que pode ocorrer quando alguém se sente sobrecarregado e estressado no ambiente de trabalho por um período prolongado de tempo.
Atenção a essas condições para não sofrer com sérias consequências
Algumas sugestões para lidar com a falta de disposição incluem fazer atividades de lazer, adotar hábitos saudáveis, buscar apoio emocional, estabelecer metas e objetivos claros e ter momentos de lazer e diversão.
Além disso, é importante conversar com um profissional de saúde mental ou um médico para receber orientação e tratamento adequado, se necessário.
Lembre-se que o esgotamento mental é uma condição desagradável e pode ter efeitos negativos a longo prazo, por isso é importante cuidar da saúde mental e procurar ajuda quando necessário.
Comentários estão fechados.