80 milhões de pessoas: Anatel libera conexão 5G para mais de 347 municípios
Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, mais de 300 municípios do Brasil serão autorizados pela Anatel para receber o sinal da internet 5G no Brasil.
Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal da internet 5G para mais de 347 municípios do Brasil. Assim, a faixa pura da conexão começará a ser transmitida em novos lugares. Continue a leitura e veja onde aproveitar.
Ao todo, agora são 23 estados com acesso à nova conexão de internet. Cerca de 86 milhões de brasileiros, o equivalente a 40% da população, já podem começar a usar o 5G. São 487 locais que podem acessar a internet mais rápida do mercado no momento. A conexão, além de mais veloz, é sustentável e responde mais rápido ao estímulo fornecido, possibilitando que cada vez mais pessoas tenham acesso à conexão.
Juscelino Filho, ministro das Comunicações do Brasil, afirmou que sua pasta continuará cobrando por um serviço de qualidade:
Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”.
Anatel libera a conexão 5G para estas localidades
Dividida por estados, está é a quantidade de municípios que agora garante acesso ao 5G:
- Minas Gerais: 50 cidades;
- Goiás: 48 cidades;
- Paraná: 32 cidades;
- Rio Grande do Sul: 33 cidades;
- Santa Catarina: 21 cidades;
- Ceará: 18 cidades;
- Bahia: 17 cidades;
- Rio de Janeiro: 15 cidades;
- São Paulo: 13 cidades;
- Rio Grande do Norte: 14 cidades;
- Maranhão: 13 cidades;
- Piauí: 12 cidades;
- Amazônia: 12 cidades;
- Alagoas: 11 cidades;
- Pernambuco 9 cidades;
- Tocantins: 9 cidades;
- Roraima: 4 cidades;
- Paraíba: 6 cidades;
- Sergipe: 3 cidades;
- Mato Grosso: 3 cidades;
- Rondônia: 1 cidade;
- Amapá: 2 cidades;
- Pará: 1 cidade.
Chegou, mas não é bem assim
Apesar de as cidades já terem acesso, o sinal pode ainda não estará ligado. Isso porque as operadoras dos municípios precisam solicitar à Anatel a licença para ativar o produto 5G nesses locais. A data limite estabelecida pela agência garante que todas as fornecedoras da conexão poderão se organizar.
Todas as etapas de adaptação devem seguir até 2029.
A Anatel estabeleceu um cronograma com a ordem dos serviços que precisam ser atualizados. Até julho deste ano, por exemplo, os municípios deverão atualizar a quantidade de antenas nos estados.
Comentários estão fechados.