9 dicas para administrar melhor o seu tempo de estudo
Para te ajudar a encontrar a melhorar maneira de estudar e ainda reservar um período para se dedicar aos seus compromissos, selecionamos algumas dicas:
Como dizia Pitágoras, filósofo e matemático grego, “com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. Esses dois fatores sempre foram importantes para pessoas bem sucedidas que se tornaram referências pelas suas conquistas. Por mais que os desafios e as tarefas a serem realizadas no dia a dia sejam grandes, traçar o caminho para enfrentá-las pode facilitar o processo.
Quando há determinado objetivo pessoal ou profissional, não se pode perder de vista as atividades que precisa executar, e isso vale principalmente para candidatos a concurso público ou processo seletivo. De fato é difícil criar essa consciência e mudar alguns hábitos que já estavam incluídos na sua rotina, mas essas mudanças serão muito significativas para o alcance de seus propósitos.
Conforme explicam alguns estudiosos, o tempo é considerado algo precioso e é de extrema importância administrá-lo bem para não perdê-lo ou desperdiçá-lo. Independente ser for em casa, no trabalho, na faculdade ou na vida pessoal, é necessário se organizar para saber o que será feito com o seu tempo e ainda encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário.
No momento de se preparar para uma prova, é preciso se atentar a forma que tem administrado o seu tempo, de modo que consiga ficar em dias com todas as matérias que precisa estudar e ainda possa se dedicar a outras atividades.
Gerenciar o seu tempo é a melhor opção para que o seu período de estudo seja bem aproveitado. Antes disso, procure entender como o seu cérebro funciona e qual seria a melhor forma de organizar suas tarefas e seus compromissos diários.
Algumas pessoas, por exemplo, são mais ágeis no período da manhã e, desta forma, conseguem direcionar melhor sua atenção para o conteúdo que precisa estudar. Por outro lado, outras pessoas têm mais facilidade no período da noite, mesmo que a disposição para ir a aula no dia seguinte seja comprometida.
Diante dessas situações, fica fácil entender o motivo pelo qual a nossa produtividade está diretamente relacionada com a forma como cuidamos do nosso tempo. Para te ajudar a encontrar a melhorar maneira de estudar e ainda reservar um período para se dedicar aos seus compromissos posteriores, selecionamos algumas dicas importantes, que estão constadas abaixo.
1 – Tenha uma agenda
Por mais que você não se lembre da última vez que teve uma agenda ou que escreveu algo nela, é importante que passe a olhá-la como uma aliada, pois ela tem uma influência muito grande na organização do seu tempo e divisão das suas tarefas diárias. Evite começar os seus estudos ou seu trabalho em horários que não são reservados para eles. Essa prática te ajudará a identificar as tarefas diárias que devem ser realizadas no prazo estipulado e, dessa forma, você terá a oportunidade de se programar para o próximo dia ou até mesmo para a próxima semana.
2 – Mantenha os matérias de estudo por perto
Não há nada pior do que interromper os estudos diversas vezes para pegar algo que esqueceu em outro lugar. Para otimizar o seu tempo, antes de começar a estudar tenha sempre em seu alcance todos os matérias que precisa, como livros das matérias, lápis, borracha, caneta e até mesmo uma garrafa de água. Assim evitará perder tempo ou fazer interrupções. Além disso, opte por estudar em um lugar tranqüilo, iluminado e com pouca circulação de pessoas, isso será essencial para a sua concentração.
3 – Envie-se lembretes
Entre as diversas vantagens de ter um e-mail é poder utilizá-lo para te lembrar das atividades que estão agendadas para o dia, isso através do recurso de calendário. Ele permite que você entre em cada tarefa que foi programada e faça anotações, acrescente informações e ainda receba lembretes referentes aos vencimentos próximos de cada atividade.
4 – Faça anotações
Para não perder de vista sua produtividade, mantenha próximo a você um caderno, bloco ou diário para fazer anotações sobre os conteúdos que achou mais fácil ou mais difícil. Através dessa prática, você conseguirá identificar seus pontos fracos e fortes e, desta forma, saberá quais matérias precisam de mais tempo de dedicação.
5 – Elabore um esquema
Outra maneira de se organizar melhor em meio a tantos conteúdos é criar um modelo com cores ou marcadores para os estudos. Por exemplo, grife de vermelho o que precisa melhorar, azul o que está regular e verde para o que está realmente bom. Através desse hábito você aumentará suas chances de manter as ideias claras na sua cabeça.
6 – Encontre seu estilo
Por mais que alguns hábitos funcionem para maioria dos estudantes, é possível que sua forma de aprender seja diferente. Procure identificar o modo mais fácil de absorver os conteúdos e procure colocar isso em prática. Esse conhecimento tornará o seu tempo muito mais proveitoso.
7 – Reveja o seu planejamento
Já parou para pensar que algumas atividades que realiza são improdutivas? Todos nos temos um ou dois hábitos extracurriculares que tende a nos afastar do nosso objetivo. Impeça que os mesmos te atrapalhem e exclua-os de sua rotina. Procure manter apenas atividades úteis ou consideradas um hobby. Além disso, verifique se seu planejamento não precisa de um reajuste quanto a suas metas. Pode ser que já tenha melhorado em uma matéria que não estava se saindo bem há um mês e talvez deva se dedicar a outros conteúdos daqui para frente, por exemplo.
8 – Estude em grupo
Para que possa enriquecer os seus estudos, inclua em seus hábitos estudar com pessoas que tenham habilidades na mais variadas matérias. O importante é que possam compartilhar seus conhecimentos. Por exemplo, se você é bom em matemática pode ajudar alguém que tem mais domínio no português e ele te ajudará nessa matéria. Pode ser que nesses encontros consiga esclarecer muitas questões que não firam bem resolvidas na sala de aula.
9 – Use a tecnologia ao seu favor
É muito difícil encontrar um estudante que não tenha um smartphones, tablet ou computador. Portanto, crie o hábito de utilizar esses aparelhos tecnológicos ao seu favor e procure organizar os seus estudos através deles. Faça uso de suas ferramentas para aumentar a sua produtividade. Aplicativos voltados para anotações de texto e voz, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores utilizados de forma consciente serão muito úteis para reduzir sua carga de trabalho e, cosequentemente, te ajudarão na administração do seu tempo.
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