9 dicas para administrar melhor o seu tempo de estudo

Para te ajudar a encontrar a melhorar maneira de estudar e ainda reservar um período para se dedicar aos seus compromissos, selecionamos algumas dicas:

0

Como dizia Pitágoras, filósofo e matemático grego, “com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. Esses dois fatores sempre foram importantes para pessoas bem sucedidas que se tornaram referências pelas suas conquistas. Por mais que os desafios e as tarefas a serem realizadas no dia a dia sejam grandes, traçar o caminho para enfrentá-las pode facilitar o processo.

Quando há determinado objetivo pessoal ou profissional, não se pode perder de vista as atividades que precisa executar, e isso vale principalmente para candidatos a concurso público ou processo seletivo. De fato é difícil criar essa consciência e mudar alguns hábitos que já estavam incluídos na sua rotina, mas essas mudanças serão muito significativas para o alcance de seus propósitos.

Conforme explicam alguns estudiosos, o tempo é considerado algo precioso e é de extrema importância administrá-lo bem para não perdê-lo ou desperdiçá-lo. Independente ser for em casa, no trabalho, na faculdade ou na vida pessoal, é necessário se organizar para saber o que será feito com o seu tempo e ainda encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário.

No momento de se preparar para uma prova, é preciso se atentar a forma que tem administrado o seu tempo, de modo que consiga ficar em dias com todas as matérias que precisa estudar e ainda possa se dedicar a outras atividades.

Gerenciar o seu tempo é a melhor opção para que o seu período de estudo seja bem aproveitado. Antes disso, procure entender como o seu cérebro funciona e qual seria a melhor forma de organizar suas tarefas e seus compromissos diários.

Algumas pessoas, por exemplo, são mais ágeis no período da manhã e, desta forma, conseguem direcionar melhor sua atenção para o conteúdo que precisa estudar. Por outro lado, outras pessoas têm mais facilidade no período da noite, mesmo que a disposição para ir a aula no dia seguinte seja comprometida.

Diante dessas situações, fica fácil entender o motivo pelo qual a nossa produtividade está diretamente relacionada com a forma como cuidamos do nosso tempo.  Para te ajudar a encontrar a melhorar maneira de estudar e ainda reservar um período para se dedicar aos seus compromissos posteriores, selecionamos algumas dicas importantes, que estão constadas abaixo.

1 – Tenha uma agenda

Por mais que você não se lembre da última vez que teve uma agenda ou que escreveu algo nela, é importante que passe a olhá-la como uma aliada, pois ela tem uma influência muito grande na organização do seu tempo e divisão das suas tarefas diárias. Evite começar os seus estudos ou seu trabalho em horários que não são reservados para eles. Essa prática te ajudará a identificar as tarefas diárias que devem ser realizadas no prazo estipulado e, dessa forma, você terá a oportunidade de se programar para o próximo dia ou até mesmo para a próxima semana.

2 – Mantenha os matérias de estudo por perto

Não há nada pior do que interromper os estudos diversas vezes para pegar algo que esqueceu em outro lugar. Para otimizar o seu tempo, antes de começar a estudar tenha sempre em seu alcance todos os matérias que precisa, como livros das matérias, lápis, borracha, caneta e até mesmo uma garrafa de água. Assim evitará perder tempo ou fazer interrupções. Além disso, opte por estudar em um lugar tranqüilo, iluminado e com pouca circulação de pessoas, isso será essencial para a sua concentração.

3 – Envie-se lembretes

Entre as diversas vantagens de ter um e-mail é poder utilizá-lo para te lembrar das atividades que estão agendadas para o dia, isso através do recurso de calendário. Ele permite que você entre em cada tarefa que foi programada e faça anotações, acrescente informações e ainda receba lembretes referentes aos vencimentos próximos de cada atividade.

4 – Faça anotações

Para não perder de vista sua produtividade, mantenha próximo a você um caderno, bloco ou diário para fazer anotações sobre os conteúdos que achou mais fácil ou mais difícil. Através dessa prática, você conseguirá identificar seus pontos fracos e fortes e, desta forma, saberá quais matérias precisam de mais tempo de dedicação.

5 – Elabore um esquema

Outra maneira de se organizar melhor em meio a tantos conteúdos é criar um modelo com cores ou marcadores para os estudos. Por exemplo, grife de vermelho o que precisa melhorar, azul o que está regular e verde para o que está realmente bom. Através desse hábito você aumentará suas chances de manter as ideias claras na sua cabeça.

6 – Encontre seu estilo

Por mais que alguns hábitos funcionem para maioria dos estudantes, é possível que sua forma de aprender seja diferente. Procure identificar o modo mais fácil de absorver os conteúdos e procure colocar isso em prática. Esse conhecimento tornará o seu tempo muito mais proveitoso.

7 – Reveja o seu planejamento

Já parou para pensar que algumas atividades que realiza são improdutivas? Todos nos temos um ou dois hábitos extracurriculares que tende a nos afastar do nosso objetivo. Impeça que os mesmos te atrapalhem e exclua-os de sua rotina. Procure manter apenas atividades úteis ou consideradas um hobby. Além disso, verifique se seu planejamento não precisa de um reajuste quanto a suas metas. Pode ser que já tenha melhorado em uma matéria que não estava se saindo bem há um mês e talvez deva se dedicar a outros conteúdos daqui para frente, por exemplo.

8 – Estude em grupo

Para que possa enriquecer os seus estudos, inclua em seus hábitos estudar com pessoas que tenham habilidades na mais variadas matérias. O importante é que possam compartilhar seus conhecimentos. Por exemplo, se você é bom em matemática pode ajudar alguém que tem mais domínio no português e ele te ajudará nessa matéria. Pode ser que nesses encontros consiga esclarecer muitas questões que não firam bem resolvidas na sala de aula.

9 – Use a tecnologia ao seu favor

É muito difícil encontrar um estudante que não tenha um smartphones, tablet ou computador. Portanto, crie o hábito de utilizar esses aparelhos tecnológicos ao seu favor e procure organizar os seus estudos através deles. Faça uso de suas ferramentas para aumentar a sua produtividade. Aplicativos voltados para anotações de texto e voz, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores utilizados de forma consciente serão muito úteis para reduzir sua carga de trabalho e, cosequentemente, te ajudarão na administração do seu tempo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.