9 mitos e verdades sobre o uso de ar-condicionado nos carros; surpreenda-se!
Desvende os mitos e verdades sobre o impacto do ar-condicionado no consumo de gasolina do carro, entre outros assuntos.
Você já ouviu falar que o ar-condicionado do carro gasta mais gasolina? Ou é melhor andar com as janelas abertas?
As histórias relacionadas ao uso desse aparelho nos veículos são muitas, mas nem todas são baseadas em verdades. Aqui, vamos desvendar nove mitos e verdades sobre o tema. Vem com a gente!
1. Utilizar o ar-condicionado gasta mais combustível
Verdade. Realmente, o ar-condicionado exige mais do motor, o que pode levar a um consumo maior de combustível.
No entanto, a diferença é geralmente pequena e, em muitos casos, vale a pena pelo conforto que proporciona, principalmente em dias muito quentes.
2. Andar com as janelas abertas economiza combustível
Mito. Embora pareça que evitar o uso do ar-condicionado economizaria combustível, andar com as janelas abertas pode diminuir a aerodinâmica do carro. Isso, na verdade, resulta em um consumo maior, especialmente em velocidades mais altas.
3. O ar-condicionado demora para resfriar em dias muito quentes
Verdade. No calor extremo, o sistema precisa trabalhar mais para atingir uma temperatura confortável. Uma dica é abrir as janelas por alguns minutos antes de ligar o ar-condicionado para liberar o ar quente acumulado.
4. É ruim para o carro manter o ar-condicionado ligado o tempo todo
Mito. Na verdade, ligar o ar-condicionado regularmente pode ser bom, pois mantém o sistema lubrificado e em boas condições de funcionamento.
Se você não o usa frequentemente, componentes como selos e bombas podem secar ou deteriorar.
(Imagem: divulgação)
5. O ar-condicionado apenas resfria o ar
Mito. A maioria dos sistemas de ar-condicionado também consegue aquecer. Eles são úteis tanto no verão quanto no inverno, ajudando a manter uma temperatura agradável no veículo o ano todo.
6. Usar o ar-condicionado para aquecer economiza combustível
Mito. Independentemente de você estar usando o ar-condicionado para resfriar ou aquecer o interior do carro, ele ainda exigirá energia do motor, o que vai resultar em mais gasto de combustível.
7. O filtro do ar-condicionado não precisa ser trocado regularmente
Mito. Para manter a qualidade do ar dentro do seu carro e o sistema de ar-condicionado funcionando corretamente, é indispensável substituir os filtros regularmente, geralmente a cada ano ou 15.000 km, mas isso pode variar dependendo do modelo do automóvel.
8. Ar-condicionado pode causar problemas respiratórios
Verdade. Se o sistema não estiver limpo ou se os filtros não forem trocados periodicamente, pode haver acúmulo de bactérias e outros microrganismos, o que afeta a qualidade do ar e pode causar problemas respiratórios.
9. Desligar o ar-condicionado antes de desligar o carro prolonga a vida útil do sistema
Mito. Não há evidências concretas de que desativar o ar-condicionado antes de desligar o carro tenha qualquer efeito significativo na vida útil do sistema.
Contudo, é sempre importante ideia manter o sistema bem-cuidado e seguir as recomendações do fabricante.
Comentários estão fechados.