Vacina contra o HIV: Veja o que se sabe atualmente
A vacina da Moderna vem avançando no campo e já se encontra na fase de testes em humanos.
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da aids e um problema de saúde pública. Nos dias atuais, cerca de 38 milhões de pessoas no mundo sofrem com a condição, que ainda não tem cura, apenas tratamento com antivirais.
Entretanto, há muitos anos pesquisadores estudam uma forma de desenvolver uma vacina contra o HIV, e agora parecem estar bem próximos de conseguir bons resultados. Portanto, se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe este artigo, onde te contamos o que há de novo neste campo.
Leia mais: 10 Mitos sobre vacinas
Vacina contra o HIV: é possível?
Após muitas tentativas sem sucesso, recentemente cientistas encontraram resultados promissores do efeito de uma vacina contra o HIV, testada em animais. Assim, ao receber aprovação durante testes em camundongos e primatas, a vacina agora segue para experimento em humanos.
O laboratório farmacêutico Moderna é o responsável por executar a primeira fase do ensaio clínico para testar a vacina em pessoas. Então, o ensaio já está em andamento, de modo que os primeiros participantes já receberam as suas doses.
Como funciona a vacina contra o HIV da Moderna?
A tecnologia utilizada pela vacina contra HIV é a de RNA mensageiro, que ensina o organismo a preparar a defesa imunológica para combater o vírus. Além disso, cientistas desenvolveram pedaços do HIV e inseriram na vacina, fazendo com que esses elementos provoquem a resposta imune.
Os pesquisadores também fabricaram um reforço da vacina, que carrega partículas do vírus, preparando uma defesa do sistema imunológico. Assim, a expectativa do laboratório é que esse processo consiga atuar produzindo anticorpos que neutralizem o vírus.
Conforme informações divulgadas pelo laboratório, a primeira fase de testes conta com 56 participantes sem HIV, que foram divididos em grupos. A primeira equipe irá tomar uma ou duas doses da vacina, enquanto a segunda vai receber a vacina e o reforço, e o terceiro grupo tomará apenas o reforço.
Enfim, os cientistas estão bem empolgados com a novidade, pois a busca pela vacina contra o HIV tem sido um desafio que dura há anos. Então, eles esperam que este ensaio seja um progresso e que alcancem uma vacina eficaz para combater este vírus.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Escola Educação e tenha acesso a diversos outros materiais, curiosidades e notícias do Brasil e do mundo!
Comentários estão fechados.