Covid-19: Primeira vacina nacional já está sendo aplicada
Na terça-feira (22), foram feitas seis doses da primeira vacina desenvolvida completamente em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz.
Na última terça-feira (22) foram feitas seis doses da primeira vacina desenvolvida completamente em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O ato ocorreu em Brasília, tendo a participação dos ministros Ciro Nogueira (Ministro da Casa Civil), Marcelo Queiroga (Ministro da Saúde) e João Roma (Ministro da Cidadania).
Além destes nomes de destaque, também estavam presentes no evento o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, o ex-secretário da saúde, Élcio Franco e o deputado Ricardo Barros.
A Fiocruz relatou ter ganhado aprovação da Anvisa para dar início a produção do IFA, fundamental na fabricação do imunizante. Aos olhos de Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, o cenário está completamente desproporcional referente à distribuição do imunizante no mundo.
Mediante tais informações, foi divulgado que, no ano de 2020, o atraso com o prazo de entrega era devido ao obstáculo em obter uma assinatura de permutação da tecnologia com a AstraZeneca, vindo a ser assinado só em 2021.
Acredite se quiser, mas de acordo com especulações, as doses distribuídas e feitas pela Astrazeneca são de baixo custo para o governo. Cada dose do imunizante chega a custar US$ 3,65 (R$ 19,22).
Nísia admitiu também que já foram 155 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde até o momento, e se tudo correr como o planejado, existe ainda a chance de ampliar o acordo em 50 milhões de unidades.
Comentários estão fechados.