Inconsciente vs Subconsciente: Entenda o que significam e a diferença entre eles
São similares, mas possuem diversas diferenças. Desvende os significados!
A psicanálise estuda diversos aspectos da mente e do comportamento humano e temos dois termos muito conhecidos que tem muita influência em tudo, a mente consciente, subconsciente vs inconsciente. No entanto, hoje vamos focar na diferença desses dois últimos.
Leia mais: 20 Frases de Freud – O pai da psicanálise
Muitos confundem esses dois termos, mas na verdade eles se diferem e até de uma forma complexa. Sendo assim, para entender sua diferença, devemos primeiro considerar que percebemos conscientemente uma parte de nossa mente e não temos consciência da outra.
Com isso, a parte consciente contém todos os pensamentos e vivências que somos capazes de perceber e lembrar. Já na parte inconsciente estão outras experiências mentais que ainda não lembramos.
Diferença nos conceitos: subconsciente vs inconsciente
A parte consciente é apenas uma pequena parte da vasta quantidade de conteúdo mental encontrada em nossas mentes. No entanto, podemos dizer que dentro da mente não-consciente existem diferentes níveis de profundidade.
- Subconsciente
A mente subconsciente é o oposto da mente consciente, ela armazena lembranças mais recentes, mas não deixa de estar em contato com a mente inconsciente. Ou seja, ela é mais comum quando referida a parte mais “superficial” ou “rasa” da mente.
- Inconsciente
No entanto, o inconsciente já é um pouco mais complexo, pois se trata de aspectos com uma maior profundidade nas memórias. Esse conceito diz respeito a experiências passadas – as que foram esquecidas de forma intencional e as reprimidas por traumas.
Nosso inconsciente está em contato com o nosso consciente sempre por meio do subconsciente. Sendo assim, ela se comunica por meio de emoções, pensamentos e sonhos.
Além disso, Freud explica que o inconsciente tem o poder de causar doenças, neuroses, distúrbios e outros problemas mentais.
Conceitos subjacentes: repressão vs. supressão
Através desses dois outros termos, vai ser possível explicar um pouco como a distinção entre “subconsciente” e “inconsciente” se instalam.
Primeiramente, é importante frisar que a repressão é encontrada no inconsciente e a supressão no subconsciente. Como visto no conceito anterior, o inconsciente vai reprimir memórias, ou seja, empurrando para lugares abaixo do nível padrão de consciência, pois, em alguma medida, sente perigo.
Dessa forma, estamos falando de ações sem muito controle, de maneira instintiva, como uma forma de se defender psicologicamente. Essas ações de repressão são muito comuns no período em que se é criança, pois ainda não se tem capacidade de lidar com situações de trauma.
No entanto, a supressão pode existir por diversas razões. A maioria das vezes experimentamos essa opção por se tratar de experiências que não foram boas e por sobrevivência, mas também pode ser por uma opção de se poupar de algo.
Comentários estão fechados.