Imposto de Renda: Receita Federal anuncia novidades em seu sistema
Aproveitando a comemoração dos 100 anos do Imposto de Renda, Receita Federal anunciou uma série de otimizações em seus serviços. Veja mais!
Ao comemorar 100 anos do Imposto de Renda no Brasil, a Receita Federal anunciou que o programa contará com algumas novidades. As mudanças são principalmente na área de otimização dos serviços, assim, incluindo soluções tecnológicas para o atendimento aos contribuintes. Dentre elas, estão a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, a alternativa do cidadão receber a restituição do Imposto de Renda via Pix e, também, de pagar as DARFs por meio do sistema de pagamentos do Banco Central (BC).
Leia mais: INSS pagará dinheiro extra de revisão de benefícios em maio
Cronograma do Imposto de Renda da Pessoa Física
O calendário do IRPF de 2022 já está disponível, sendo que foi marcado o dia 7 de março para o início das declarações. Além disso, é possível preencher e submeter o Imposto de Renda já finalizado. No entanto, vale ressaltar que o último dia para entrega está previsto para 29 de abril.
Ademais, na declaração de 2022 também poderão ser incluídas as despesas para diagnóstico de Covid-19 que ocorreram no ano anterior. Porém, só serão deduzidos os exames feitos em hospitais, laboratórios e clínicas registradas. Ou seja, caso os testes tenham sido feitos em farmácias, não poderão ser aceitos.
Confira como acessar a declaração pré-preenchida
Sendo disponibilizada em todas plataformas usadas na submissão das declarações, o contribuinte poderá conferi-la a partir do dia 14 de março. Assim, para ter acesso, é só ter registro de nível prata ou ouro no sistema do Gov.br.
Restituições via Pix e otimização dos serviços
Além disso, as restituições via Pix, que surgiram como uma solução tecnológica na otimização dos serviços do órgão, só irão ser feitas nos meses de maio a setembro. Assim, aqueles que enviarem suas declarações nos primeiros dias e sem equívocos ou incoerências poderão receber o retorno, se tiverem direito, o quanto antes. Contudo, as categorias de prioridade terão suas declarações analisadas primeiro.
Portanto, a fim de garantir a segurança de todo o processo, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) declarou que será feita uma monitoração contínua das declarações. Bem como, acompanharão, em tempo real, as submissões.
Além disso, o aplicativo do Imposto de Renda também passará por uma reformulação, que inclui alterações no design interior, a fim de facilitar o processo de preenchimento das declarações, com orientações mais claras e interface intuitiva.
Comentários estão fechados.