Guerra força adaptações econômicas bilionárias na Rússia
Países como os Estados Unidos baniram produtos originários do país de suas prateleiras, fazendo com que os russos buscassem alternativas para manter a economia.
Não é mistério que toda a sociedade russa está passando por grandes dificuldades por conta da invasão da Rússia à Ucrânia. Muitos países, em protestos silenciosos contra os ataques violentos que vem ocorrendo, estão proibindo certas mercadorias russas em seu território. Um exemplo é o dos Estados Unidos, que baniram produtos originários do país de suas prateleiras.
Talvez seja bom lembrar que o presidente russo Vladimir Putin fez ameaças a qualquer país que venha a interferir na invasão da Ucrânia. Assim, os protestos, além de serem contrários à invasão, também são uma resposta a essa ameaça.
Essa situação faz com que os cidadãos russos acabem pagando pelos feitos de seus governantes. Tendo isso em mente, a comunidade bilionária russa revê suas estratégias comerciais para tentar se manter, apesar dessa situação caótica em que estão vivendo.
Assim, esses bilionários vem apostando suas fichas no mercado de joias. A princípio, a situação tem dado certo e o setor, até o momento, não sofreu bloqueios de outros países. Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari, contou em entrevista à Bloomberg que esse é um investimento bom a curto prazo, mas não sabe o quanto isso vai durar.
Com grandes marcas como a Apple saindo do continente russo, ainda há algumas lojas de nomes fortes atuando no país. Entretanto, essa é uma situação preocupante, pois não se sabe por quanto tempo elas permanecerão no país ou se sairão como as outras.
O Brasil também está de olhos bem abertos para essa situação pois, querendo ou não, essa situação balança economicamente muitos lugares. Um grande boicote aos produtos russos está acontecendo nos Estados Unidos, e pode ser que outros países acabem aderindo a isso também.
Comentários estão fechados.