Reclamações tomam conta do Banco Central a respeito de falhas no Empréstimo Consignado
Veja como reaver a cobrança por produtos que não foram contratados e os descontos indevidos na folha de pagamento.
No primeiro trimestre de 2021, o crédito consignado se tornou o serviço financeiro mais reclamado do país. Pois, foi o que apresentou o maior número de reclamações, de acordo com o banco central. Dessa forma, por meio do sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC), os beneficiários e trabalhadores do INSS poderão recuperar o valor dos descontos indevidos do empréstimo consignado.
Leia mais: Saiba tudo sobre como conseguir empréstimo sendo MEI
O que é empréstimo consignado?
É uma forma que existe de conseguir um empréstimo onde os bancos e instituições financeiras oferecem para algumas pessoas que preenchem os requisitos. Além disso, o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa que contrata.
Vantagens desse crédito consignado
- Descontos todo mês das parcelas, não podendo ultrapassar 35% da sua renda;
- Juros mais baixos que as outras opções de empréstimos no mercado;
- Risco menor de inadimplência;
- Negativados podem requerer;
- E por fim, não há a necessidade de fiador ou avalista.
Recupere valores de descontos incorretos no empréstimo consignado
Para aqueles (servidores, trabalhadores e beneficiários do INSS) que tiveram descontos injustos no crédito consignado devem consultar o sistema de valores do BC na segunda fase de pagamentos, que será a partir do dia 2 de maio.
O Banco Central ainda não informou as datas de pagamento da segunda fase, apenas as datas de pagamento da primeira fase dos recebíveis, que se inicia em 7 de março.
Notadamente, de acordo com o BC, o sistema consultivo de Valores a Receber que foram esquecidos nas instituições financeiras deve coletar mais de 7 cenários diferentes na próxima fase de divulgação.
Como realizar a consulta?
Caso você queira saber se tem valores a receber, é preciso que faça o acesso no site oficial do governo dos Valores a Receber do Banco Central e informe:
- CPF ou CNPJ;
- Data de nascimento ou de fundação da empresa referente.
Além disso, caso haja a possibilidade de resgate dos valores, haverá uma data informando os detalhes de retirada. Sendo assim, o indivíduo precisará retornar ao site no dia especificado para checar quando o valor poderá ser sacado e solicitar a transferência.
Comentários estão fechados.