Aprenda como trocar o gás e os cuidados que devem ser tomados
Saber como trocar gás de cozinha é essencial para qualquer pessoa. Confira o passo a passo seguro para acertar de primeira.
É muito comum que às vezes você esqueça de pedir para alguém trocar o gás, e no meio da preparação de uma refeição, não consiga terminar de cozinhar. No entanto, seus problemas acabaram agora! Aprenda agora como você mesmo pode realizar a troca do seu gás, mantendo os cuidados corretos. Confira a seguir.
Leia mais: Segunda etapa do Vale Gás começa nesta segunda-feira no Pará
No período que antecede a troca do botijão de gás
- Tenha certeza de que todas as bocas do seu fogão estão apagadas, lembrando de conferir isso nos próprios botões que acendem as chamas;
- Confira se não há por perto pontos inflamáveis, chamas, brasas, faíscas ou qualquer outro meio de calor. O ideal é que o local esteja aberto e ventilado. Por isso, se possível, abra janelas e portas;
- Carregue o seu botijão de gás sempre na vertical, evitando que ele role, tanto o novo como o antigo que está, teoricamente, vazio.
Passo a passo para realizar a troca do seu gás
- Desligue o registro
O primeiro passo para aprender a substituir o gás é desligar o registro e outras fontes de ignição e faíscas próximas. Caso seja necessário, use um martelo de cozinha para te dar mais força (esse item deve fazer parte da sua lista de utensílios essenciais de cozinha).
- Esterilize o botijão
O ideal é que você limpe o seu botijão com um produto de limpeza e o auxílio de um pano seco assim que o botijão for entregue a você.
- Remova cuidadosamente o lacre
Um erro muito comum é remover as vedações com objetos pontiagudos. Para sua segurança, sempre remova cuidadosamente o lacre com as mãos. Dessa forma, evite usar facas ou tesouras durante esta etapa, pois isso pode danificar a válvula.
- Remova o regulador de pressão
Pegue o seu botijão que está vazio, remova o regulador de pressão e, em seguida, coloque na válvula do novo, utilizando apenas as mãos.
Tenha certeza que está tudo em ordem
- Teste se há vazamento do gás
Pegue uma esponja banhada em água com sabão e passe por cima da válvula para conferir que não está havendo nenhum vazamento de gás. Caso saiam bolhas na espuma, você perceberá que seu gás está vazando, e então terá que repetir o processo de instalação.
- Se o vazamento persistir, peça ajuda
Por fim, sempre confira se a estrutura da instalação está correta. No entanto, em caso de vazamento persistente, não hesite em desligar o registro e ligar para o número da etiqueta, assim, chamando um profissional qualificado.
Comentários estão fechados.