3 benefícios disponíveis do INSS que você talvez não conheça

Muitos brasileiros desconhecem alguns benefícios aos quais podem ter acesso em determinadas situações. Confira aqui alguns deles.

Evidentemente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem ocupado o lugar de um dos órgãos mais complicados de se envolver, pois o mesmo está ligado à leis trabalhistas, sociais e previdenciárias. Dessa maneira, certos benefícios ficam encobertos no meio de tanta legislação, logo, muitos brasileiros desconhecem alguns desses benefícios aos quais podem ter acesso em determinadas situações.

Leia também: Seu benefício do INSS está atrasado? Saiba como receber juros pela demora

Por esse motivo, trouxemos três benefícios disponíveis no INSS que nunca contaram aos segurados, sendo eles: benefícios para aposentados por invalidez, salário-maternidade através da adoção ou aborto e auxílio-doença ao realizar cirurgia plástica.

Benefícios para aposentados por invalidez

Os indivíduos que alcançaram a aposentadoria por invalidez não estão aptos para trabalhar, e dependendo da situação, não conseguem sequer efetuar necessidades básicas no dia a dia, como, por exemplo, comer, tomar banho e caminhar.

Sendo assim, o aposentado nessas condições tem a oportunidade de receber 25% a mais no benefício para pagar um cuidador. Este não necessita ser um auxiliar da saúde profissional, podendo ser um próprio membro da família que ficará como responsável pelos cuidados.

Salário-maternidade através de adoção ou aborto

Este benefício normalmente é solicitado por mulheres que encontram-se seguradas pelo INSS ao conceber um filho. No entanto, este auxílio pode ser encaminhado em outros momentos, como, por exemplo, em casos de adoção ou aborto.

No quesito da adoção, é necessário possuir um documento que comprove o ato. Já para o aborto, é requerido que esteja de acordo com o modo legal, incluindo o acontecimento de estupro, ou em que a vida da mãe esteja em risco. Nesse sentido, a mãe precisa mostrar o atestado médico.

Auxílio-doença ao fazer cirurgia plástica

Mediante a Constituição, o auxílio-doença é concedido no momento em que o indivíduo encontra-se incapacitado de exercer sua função. Por esse motivo, ao realizar uma cirurgia plástica mais agressiva, na qual é solicitado que haja um repouso maior do que 15 dias, pode ser solicitado o auxílio-doença.

Porém, alguns pontos precisam ser seguidos nestes casos:

  1. Incapacidade comprovada por meio de laudos, consultas e informações médicas;
  2. Ter pelo menos 12 contribuições no INSS;
  3. Ser segurado pelo INSS.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.