O esperado Pix parcelado chegou; Veja quais instituições já aderiram
A modalidade ainda não é reconhecida oficialmente pelo Banco Central, mas já foi anunciada pelo mesmo com o nome de Pix Garantido
O Pix parcelado está chegando gradualmente nas instituições bancárias e fintechs. A modalidade ainda não é reconhecida oficialmente pelo Banco Central, mas já foi anunciada pelo mesmo com o nome de Pix Garantido e funcionará como nas outras instituições.
O Pix parcelado nada mais é que uma oferta de crédito, onde o cliente solicita um adiantamento ao banco para que o recebedor obtenha todo o valor na hora, mas este valor terá de ser pago parcelado e com juros posteriormente.
As instituições que já aderiram ao Pix parcelado são: Santander, Mercado Pago, Digio e PicPay. O Santander oferece parcelamento de até 24 vezes, e as outras instituições consideram o saldo do cartão de crédito para liberar as parcelas.
As taxas de transação variam entre 2% e 3,99%, consideradas relativamente baixas. Mas é preciso ter cuidado para não acabar acumulando dividas, já que a facilidade pode encher os olhos.
Na verdade, o Pix parcelado causa o mesmo perigo para a saúde financeira que o empréstimo com juros e o parcelamento da fatura do cartão de crédito, pois se você estiver apertado para pagar as parcelas, pode causar um rombo financeiro na sua vida.
A dica é sempre anotar as compras parceladas e à vista para ter uma noção exata de quanto se gasta no mês, e analisar se é possível entrar em outro parcelamento como este.
Mas um lado bom da modalidade é que desta forma as doações para campanhas de caridade podem manter um ritmo mais constante, pois muitas vezes em desastres naturais o ritmo de doações passa a diminuir ao longo do tempo. Nestes casos de caridade ainda não foi informado se o parcelamento terá ou não juros.
Comentários estão fechados.