Conheça alguns fatores que podem levar uma pessoa a ter pressão alta

Identifique alguns fatores que podem causar a hipertensão e veja como evitá-los.

A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição em que há uma pressão constante nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue, o que pode causar problemas graves para o organismo. Embora algumas pessoas não saibam, existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão. Portanto, confira agora quais são as causas mais frequentes da pressão alta.

Leia mais: Confira alguns exercícios ótimos para malhar a mente e evitar doenças

O que é hipertensão?

Antes de saber o que pode causar a hipertensão, é preciso conhecer mais sobre o que é essa doença. Dessa forma, a pressão alta, como o próprio nome sugere, é o aumento prolongado da pressão que o sangue exerce durante a circulação pelas artérias do organismo.

Assim, quando a pessoa está com a pressão alta, existe uma resistência à passagem do sangue. Esse é o grande motivo dessa doença ser tão problemática, porque, se a pressão ficar muito alta, pode causar infarto, derrame, entre outros problemas.

Além disso, vale ressaltar que existem dois tipos de hipertensão, a primária, que é desenvolvida ao longo do tempo, e a secundária, causada devido à presença de outra doença ou condição do corpo.

O que causa hipertensão primária?

A hipertensão primária, que é a mais comum, é desenvolvida com o passar do tempo devido à inclusão de hábitos negativos para o nosso corpo. Sendo assim, as causas mais comuns para essa condição são o excesso de sódio na alimentação, alto consumo de álcool, idade avançada, sobrepeso, sedentarismo, entre outras.

O que causa hipertensão secundária?

No caso da hipertensão secundária, ela ocorre devido à uma complicação causada por outro problema de saúde. Sendo assim, pessoas que possuem apneia do sono, síndrome de Cushing, hiperplasia adrenal congênita, hiperparatireoidismo, entre algumas outras doenças, estão mais suscetíveis a desenvolverem a hipertensão secundária.

Nesses casos, é sempre importante ir ao médico regularmente e medir a pressão sempre que possível. Assim, ao identificar alguma anormalidade na pressão, principalmente se passar de 12mmHg, procure um profissional da área imediatamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.