Caso não haja o pagamento das dívidas ela deixa de existir?
Em 5 anos elas prescrevem, mas não deixam de existir. Entenda melhor o que isso significa.
Durante tempos econômicos difíceis, quando os gastos excedem o orçamento, os consumidores nem sempre podem pagar todas as suas dívidas. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que acontecerá se tais débitos não forem pagos. Por isso, veja a seguir o que acontece com as dívidas. Afinal, elas realmente caducam? Confira!
Leia mais: Como utilizar o aplicativo Serasa para parcelamento de dívidas?
O que ocorre caso não haja o pagamento das dívidas?
Como muitos de nós já sabemos, o acúmulo de dívidas pode levar o cidadão a ter seu nome no Serasa. Em outras palavras, pode sujar o nome dele. Assim, quando determinada empresa não recebe um pagamento, ela entra em contato com o órgão responsável pela proteção ao crédito para informar ao cliente sobre a situação, ou seja, que ele se encontra como devedor e que seu nome será colocado na lista de pessoas inadimplentes, caso a mesma não seja paga.
No entanto, diante desse procedimento, ainda há muitas pessoas que acreditam que essas dívidas vencem após determinado prazo, ou seja, que não precisam mais ser quitadas. Porém, na realidade, esse não é o caso, pois elas precisam ser pagas em algum momento.
Afinal, o que significa dívida caduca?
A chamada dívida caduca é aquela que já tem mais de cinco anos de existência. Assim, quando passa esse período, o mercado não verá mais tal débito por meio de agências de crédito, como a Serasa. Desse modo, essa dívida que ainda não foi paga, mesmo depois de 5 anos, não poderá mais aparecer no órgão de proteção ao crédito e fica “invisível” para outras empresas.
Porém, os credores ainda terão acesso às informações e poderão continuar cobrando a dívida que não foi paga. Ou seja, mesmo que se passem os 5 anos, o devedor ainda pode negociar o pagamento dessa dívida.
A dívida que é prescrita deixa de existir?
Muitas pessoas erram ao acreditar que a dívida prescrita deixa de existir. Isso porque outras empresas não veem mais o vencimento das dívidas, mas os credores ainda têm questões não resolvidas e podem buscar uma alternativa.
Além disso, há mais uma coisa a considerar. As dívidas com bancos atendem aos mesmos critérios, com uma diferença importante: mesmo após 5 anos, quando saem da agência de crédito, essas dívidas são registradas no serviço de informações de Crédito do Banco Central, e ficam disponíveis para todas as empresas do ramo consultarem.
Comentários estão fechados.