3 odores corporais que merecem a sua atenção
Saiba quais desses cheiros devem ser avaliados pelo médico.
Em muitos casos, após realizar uma atividade física ou comer algum alimento com muita cebola ou alho, por exemplo, identificamos cheiros estranhos em nosso corpo. Porém, esses odores, com um simples banho ou escovando os dentes, são fáceis de resolver. No entanto, em outros casos não é tão simples assim. O nosso corpo fala muito sobre a nossa saúde, e para saber quais odores corporais merecem atenção, leia o artigo na íntegra.
Leia mais: Como acabar com o suor excessivo de forma natural com produtos caseiros?
Confira quais odores são preocupantes
- Odores no ouvido
Caso tenha notado um excesso de cera no ouvido, isso pode provocar um mau cheiro bem desagradável. Isso ocorre por conta do processo de decomposição dela, além da proliferação de bactérias no local.
Para evitar problemas como esse, higienize as orelhas com água e sabão, durante o próprio banho. Ademais, evite utilizar algodões de hastes flexíveis, pois esses podem piorar o processo, empurrando a cera para dentro do ouvido. Por isso, às vezes, é melhor usar o dedo mindinho mesmo. Caso não melhore, procure um médico especialista.
- Odores na axila
A bromidrose, ou o “cecê”, como normalmente é conhecido, é um odor desagradável que surge principalmente na região das axilas. Ocorre por razões como a ação de micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e muito desagradáveis.
O principal tratamento é melhorar a higienização e, também, diminuir a umidade do local, deixando o ambiente menos favorável possível para a proliferação de bactérias. Também podem ser utilizados sabonetes antissépticos ou antibacterianos, assim como pomadas antibióticas quando recomendadas por um médico.
- Mau hálito
A boca acaba sendo um dos locais mais contaminados do corpo. Por conta da alta concentração de bactérias, quando acumuladas, elas se proliferam e produzem gases que são exalados, gerando o mau cheiro.
Manter uma higiene diária é imprescindível para evitar esse odor, utilizando o fio dental de forma regular, além de passar por avaliações regulares no dentista para evitar problemas como placas e cáries.
Comentários estão fechados.